Fórmulas químicas comuns

Escrito por paul dohrman | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fórmulas químicas comuns
Aspirina

Uma fórmula química expressa a composição química de um composto utilizando símbolos químicos. Isso é feito através da atribuição de um significado especial para os valores subscritos e sobrescritos. Algumas moléculas são tão semelhantes que compartilham a mesma fórmula química. Portanto, diferentes formas de fórmulas químicas foram desenvolvidas para auxiliar nessa distinção, incluindo uma representação pictórica.

Como E=mc² em física, algumas fórmulas químicas são conhecidas em todo o mundo. H2O, CO2 e HCl são provavelmente as mais reconhecidas.

Outras pessoas estão lendo

Substâncias diárias

Entre as substâncias diárias, o símbolo da água, H2O, é provavelmente o mais conhecido. O sal de cozinha (NaCl) pode ser a seguinte, à frente da base relacionada de hidróxido de sódio (NaOH). A amônia (NH3) e metano (CH4) são bem conhecidos como um purificador e um combustível gasoso, respectivamente. O açúcar ou glicose é C6H12O6. O ar é uma mistura de vários gases, principalmente o gás nitrogênio diatômico (N2), gás oxigênio diatômico (O2) e um pouco de dióxido de carbono (CO2), além de alguns outros gases. O monóxido de carbono (CO), embora amplamente conhecido, não é uma substância diária, já que é letal em espaços fechados. O peróxido de hidrogênio, utilizado como um desinfetante e clareador de cabelo, é o H2O2. C9H8O4 representa a fórmula química da aspirina.

Fórmulas químicas comuns
Aspirina

Ácidos comuns

Alguns ácidos comuns e suas fórmulas químicas são os seguintes: ácido clorídrico (HCI), ácido nítrico (HNO3), ácido cianídrico (HCN), ácido perclórico (HClO4), ácido sulfúrico (H2SO4) e ácido carbônico (H2CO3).

A facilidade com que um ácido transfere um cátion (H+) na água determina a sua força. Alguns podem presumir que os ácidos que liberam dois ou mais hidrogênios são os mais fortes. O ácido sulfúrico é de fato um ácido forte, mas o ácido perclórico é o mais forte. O ácido carbônico pode ser um ácido fraco ou forte, dependendo da pressão parcial de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera acima da solução.

Produtos químicos comuns nas notícias

Os radicais livres e ozônio são algumas substâncias químicas comuns no noticiário. O ozônio, um gás tóxico azul claro que nos protege absorvendo a luz ultravioleta (UV) do espaço, tem a fórmula química de O3. Quando os raios UV atingem-no, ele se divide em oxigênio (O2) e um átomo livre de oxigênio (O).

Os radicais livres são fragmentos moleculares que têm um ou mais elétrons desemparelhados. Os elétrons pareados são mais estáveis do ​​que os elétrons não pareados, portanto, os radicais livres são de curta duração e altamente reativos. Assim, eles podem alterar a estrutura dos compostos orgânicos e prejudicar a saúde. O superóxido (O2-) é um radical livre potente criado no processo normal do metabolismo. O radical hidroxilo (HO) é um radical livre produzido quando o peróxido de hidrogênio (H2O2) degrada. Uma sinal negativo é utilizado para indicar uma carga negativa.

Vários tipos de fórmulas químicas

Quando as pessoas pensam sobre fórmulas químicas, elas pensam em CO2 e H2O. Elas são chamadas de fórmulas químicas moleculares. Mostram o número exato e tipo de átomos em uma molécula. No entanto, há dois outros tipos: as fórmulas empíricas e fórmulas estruturais.

As fórmulas empíricas mostram os tipos de átomos presentes e a proporção entre eles, mas não o número real de átomos por molécula. Por exemplo, a fórmula empírica da glicose não é C6H12O6 mas sim CH2O. Se ela transmite menos informação, qual é o ponto dessa forma? A estrutura da molécula pode não ser perceptível, mas as proporções dos átomos podem ser empiricamente determinadas. Portanto, o melhor que pode ser registrado é a proporção entre os elementos.

A fórmula molecular de duas moléculas pode ser a mesma. Por exemplo, a fórmula molecular dos produtos químicos comuns: etanol e éter dimetílico é C2H6O. Assim, uma fórmula estrutural para distinguir os dois é necessária. (Note que cada traço na imagem representa um par de elétrons).

Fórmulas químicas comuns
C2H6O

Forma de isótopo

Outras substâncias bem conhecidas são distinguidas pela sua estrutura nuclear, em vez de sua estrutura de elétrons, por exemplo, o urânio 238 ou carbono 14. As fórmulas químicas têm uma certa forma de distinguir os isótopos. Enquanto que o lado direito de um elemento químico é a contagem de carga e de átomos, o lado esquerdo é reservado para a contagem dos prótons e dos nêutrons. O sobrescrito da esquerda representa a soma de prótons e de nêutrons, enquanto que o subscrito da esquerda representa a contagem de prótons.

Fórmulas químicas comuns
Formas de isótopos

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível