Fotografando garrafas de vinho: como evitar reflexos indesejados

Escrito por felicia lee | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fotografando garrafas de vinho: como evitar reflexos indesejados
Fotografar uma garrafa de vinho é complicado pela reflectividade do vidro (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tirar uma bela fotografia de uma garrafa de vinho — ou qualquer outro objeto de vidro — é mais complicado do que parece. O vidro é um material difícil de ser fotografado por causa de sua transparência e reflectividade. Por exemplo, será preciso utilizar o flash caso queira destacar determinados detalhes da garrafa, como o rótulo, mas ele pode causar reflexos distrativos ou distorcer o contorno do objeto. Ou talvez você queira apenas alguns reflexos em sua foto, mas não outros. Em qualquer caso, é possível obter o resultado profissional desejado entendendo, e então manipulando, as relações entre a posição da câmera, da luz e a seleção do fundo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Luzes fotográficas
  • Fundo com papel ou placa de cor sólida
  • Câmera com fotômetro embutido
  • Garrafa de vinho

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Escolha uma garrafa de vinho para fotografar. O tipo de frasco -- com vidro claro ou escuro, vazio ou cheio -- irá determinar outros fatores fotográficos, como o melhor fundo e arranjos de iluminação. Entenda como isso afetará sua imagem e planeje de acordo.

  2. 2

    Selecione o fundo. Cores sólidas e uniformes são mais fáceis de trabalhar para os propósitos de iluminação e são comumente utilizadas em fotografias comerciais. As escolhas incluem desde uma longa faixa de papel formando uma superfície lisa por trás e por baixo da garrafa ou uma tela apoiada por trás da garrafa em uma superfície lisa da mesma cor. Seu objetivo é minimizar os reflexos para assegurar que os contornos da garrafa apareçam definidos e para criar um forte contraste entre a garrafa e o fundo. Ademais, se você estiver fotografando uma garrafa escura — como uma preta ou cheia de vinho tinto — use um fundo levemente colorido, e se a garrafa for clara e opaca, use um cenário escuro. As transparentes podem ser fotografas contra qualquer fundo, dependendo do tipo de efeito que você deseja atingir.

  3. 3

    Posicione sua câmera. Arrume a câmera de forma que o fundo preencha o campo de visão e, então, posicione a garrafa. Observação: as extremidades do frasco aparecerão mais definidas quando ele estiver mais perto da câmera.

  4. 4

    Arrume as luzes. A melhor posição para a fonte de iluminação depende do fundo escolhido, o formato do objeto e a posição da câmera. Se você estiver fotografando uma garrafa clara contra um fundo claro, evite luzes direcionadas diretamente para as laterais ou para a frente da garrafa. Caso contrário, a iluminação pode provocar reflexos indesejados que embaçarão o contorno da mesma. Uma solução: Posicione as luzes por trás da garrafa, em direção ao fundo, desta forma, a luz refletirá o fundo, não o frasco. Se estiver fotografando uma garrafa clara ou escura contra um fundo escuro, ilumine as laterais, revelando claramente seu formato. Neste caso, posicione uma fonte de luz grande diretamente por trás do fundo para evitar reflexos indesejados. A luz deve iluminar as extremidades e a parte superior do fundo para destacar o contorno do vidro.

  5. 5

    Tire a fotografia. Use o fotômetro de sua câmera para determinar a melhor configuração de exposição. Focalize a área diretamente atrás da garrafa se seu fundo for claro ou destaque as extremidades do vidro se o fundo for escuro. Você pode variar a velocidade da exposição, se preferir, para alcançar o efeito visual desejado. Se o fundo for claro e você preferir escurecê-lo, configure a exposição para um ou dois stops abaixo da medição indicada pelo fotômetro. Se desejar clarear o fundo, configure a exposição para um ou dois stops a mais. Use essa mesma medição caso esteja fotografando contra um fundo escuro e deseje iluminar as bordas da garrafa.

  6. 6

    Processe a fotografia. Quaisquer falhas remanescentes podem ser corrigidas com programas digitais, como o Photoshop ou GIMP. No entanto, você terá menos trabalho nesse estágio se configurar o cenário corretamente ao tirar a fotografia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível