×
Loading ...

Como usar a função quartil no Excel?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em estatísticas, quartis são usados para dividir um conjunto de dados em quatro partes iguais entre o primeiro quartil, a mediana e o terceiro quartil. Como conjuntos de dados variam desordenadamente, há diversos métodos para determinar quartis. As versões do Excel até 2010 usam um processo que pega metade dos dados, incluindo a mediana, e procura pela mediana daquele valor subsequente. Tal método podia gerar valores esquisitos, então a versão de 2010 do Excel mudou para um que exclui a mediana e oferece resultados mais precisos. O método original também está disponível.

Instruções

  1. Abra uma nova planilha do Microsoft Excel 2010. Clique na primeira célula superior esquerda.

    Loading...
  2. Digite os dados na primeira coluna. Cada número deve ter a sua própria célula.

  3. Clique na célula "B1" e digite "=quar" para abrir um menu com três opções. Dê dois cliques em "QUARTIL.EXC" para usar a versão mais recente. "QUARTIL.INC" é a versão mais antiga da função. Se você precisa que a planilha trabalhe com versões anteriores do Excel, dê um duplo clique em "QUARTIL". "QUARTIL" e "QUARTIL.INC" são a mesma coisa, porém o primeiro trabalha com versões anteriores do programa. Feita a escolha, o aplicativo completará o nome da função e posicionará um parêntese aberto na barra da fórmula.

  4. Clique na célula "A1" e segure o botão do mouse. Arraste-o para a última informação adicionada à coluna e solte o botão. Aperte a vírgula.

  5. Entre "1," "2" ou "3" na barra da fórmula. "1" lhe dá o primeiro quartil, "2", o segundo, que também é a mediana, "3", o terceiro. Se você estiver usando a função "QUARTILE.INC", você também pode digitar "0" ou "4", resultando no valor mínimo e máximo, respectivamente.

  6. Feche com um parêntese e pressione "Enter". A fórmula será substituída pelo quartil desejado para o conjunto de dados. O número que aparece representa o valor onde a variação de números é dividida por quatro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...