Como funciona a antena telescópica?

Escrito por david lipscomb Google | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como funciona a antena telescópica?
Antenas telescópicas aumentam a capacidade de recepção de FM (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

A recepção de sinais de rádio FM (de frequência modulada) depende de uma antena para captar a maior força possível do sinal. Rádios portáteis, televisões e alguns veículos utilizam antenas telescópicas para aumentar a área de recepção de FM. Elas podem ser ajustadas verticalmente, e até rotacionar 360 graus em alguns modelos, para obter o melhor sinal das transmissões locais.

Outras pessoas estão lendo

Construção

As antenas telescópicas, na maioria das vezes, são feitas de alumínio ou aço inoxidável. Esses metais impedem a corrosão precoce; um fator importante, já que cada seção da antena deve caber dentro da outra. A maior parte das antenas desse tipo são ocas, exigindo maior cuidado quando se utiliza um dispositivo conectado a elas. Se seu carro tem uma antena retrátil, recolha-a antes de ir para a lavagem automotiva automática.

Especificações

A antena é um transformador de impedância associada. Ela funciona mesclando ou associando a impedância baixa, produzida pelo rádio, com as frequências altas de rádio na atmosfera. Pode-se modificar essa associação imediatamente rotacionando, distendendo e retraindo a antena, para melhorar a recepção do rádio no ambiente. O diâmetro e o comprimento dela é equivalente ao dispositivo ao qual ela é conectada. Essas variações explicam porque nem todas as antenas telescópicas são do mesmo tamanho.

Magnetismo e eletricidade

A carga presente em uma antena de transmissão FM produz um campo magnético esférico que a envolve; além disso, nas hastes de metal há uma corrente elétrica muito pequena. As antenas de recepção que estão dentro do alcance da antena de transmissão FM recebem esses pulsos magnéticos e os convertem em sinais elétricos. Nesses pulsos há frequências utilizadas para informação sobre a transmissão. Normalmente, à medida que a antena telescópica se distancia da antena de transmissão, será necessário distendê-la para receber os sinais. Isso também deverá ser feito quando houver árvores e/ou estruturas grandes no local, cercando ou cobrindo a antena, ou refletindo os sinais. Esse efeito se chama "multipercurso", e prejudica a recepção FM.

Antenas dipolo

A maioria das antenas de carro e de rádio portátil são dispositivos monopolo telescópicos, utilizados para atrair ondas de rádio FM. As antenas de televisão portátil funcionam de formas muito diferentes. Por conta de sua configuração, toda antena telescópica assume um formato de "V", com um cabo alimentador coaxial na base. Os elementos combinados de recepção de uma antena dipolo são necessários para sinais de frequência muito alta, produzidos por muitas emissoras de TV. Alterar a posição de uma haste da antena em relação a outra viabiliza o encontro de uma configuração otimizada para a recepção de sinal. Da mesma forma que em antenas monopolo, o comprimento e a posição da antena são ajustáveis para oferecer mais precisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível