Como o suco de limão conduz eletricidade e acende uma lâmpada?

Um limão pode ser usado para acender uma pequena lâmpada

lemon image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Ligar uma lâmpada com suco de limão é um experimento científico comum que pode ajudar os alunos a entenderem as baterias e a eletricidade. Limões funcionam como baterias e fornecem energia para acender uma pequena lâmpada.

Criando a bateria

De acordo com o Centro de Ciências da Califórnia, para realizar esse truque da bateria, o limão é configurado através da inserção de um eletrodo de zinco em um lado e um eletrodo de cobre do outro lado. Em seguida, instale uma luz de LED nos dois eletrodos utilizando fio de cobre. O Centro de Ciências da Califórnia sugere o uso de vários limões para obter mais energia.

Eletrólitos

A Comissão de Energia da Califórnia explica que esta é uma bateria voltaica, o que significa que a bateria de limão produz eletricidade a partir de energia química. A Comissão também afirma que isso forma uma bateria porque o ácido no suco de limão é um eletrólito, uma solução condutora de eletricidade.

Acendendo a lâmpada

Elétrons se reúnem em um eletrodo e os outros eletrodos os perdem, explica a Comissão de Energia. Também é explicado que a corrente resultante, o fluxo de elétrons, é a eletricidade. É essa eletricidade que alimenta a lâmpada.

eHow Brasil
×