Educação e ciência

Como funciona um dosador de cloro de piscina

Escrito por john gugie | Traduzido por daniel tamayo

Outras pessoas estão lendo

Como funciona um dosador de cloro de piscina

Tratando a piscina

Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Limpando piscinas

As piscinas precisam ser limpas e tratadas regularmente para evitar o crescimento de substâncias danosas como bactérias, vírus, algas e larvas de insetos na água, nas laterais e na base da piscina. Os filtros costumam separar materiais danoso do cano de entrada, mas sozinhos eles não são suficientes. Compostos químicos, como o cloro e o bromo, frequentemente são usados para manter a água limpa e saudável. O cloro é o limpador mais usado, mas precisa ser monitorado constantemente, pois grandes quantidades podem irritar a pele e causar doenças nos usuários da piscina.

Acrescentando cloro

O cloro geralmente é colocado manual ou diretamente na água, através do filtro, ou com aparelhos que flutuam na água e lentamente liberam cloro na água através de tabletes. Apesar de serem métodos de baixo custo, existem métodos um pouco mais caros que oferecem conveniência e medições precisas. Os dosadores de cloro automáticos vêm em diversos preços, dependendo do tamanho da piscina, o modelo do limpador e a qualidade do equipamento.

Dosador de cloro automático

Um dosador automático de cloro é um aparelho preso ao sistema de filtragem que libera o cloro ou outros produtos automaticamente na água. Ele precisa ser abastecido manualmente, e não desliga. O abastecedor é encaixado ao filtro da piscina e preenchido com um produto de limpeza, como palitos ou tabletes de cloro. O dosador é configurado então para injetar cloro a uma taxa e nível desejados.

Dosador de cloro elétrico de água salgada

Esse equipamento é um aparelho conectado ao sistema de circulação da piscina e usa a eletricidade para mudar o sal em uma forma de cloro chamada hipoclorito de sódio, que é mais segura do que o cloro puro. Nenhum produto perigoso é usado. O dosador, que contém uma célula eletrolítica, é encaixado ao sistema da piscina através do filtro. Sal comum é dissolvido na água a uma concentração de 3000 partes por milhão, e geralmente só precisa ser reabastecido algumas vezes por ano. As configurações desejadas são programadas no painel de controle e, conforme a água salgada flui para o dosador, o sal passa por reações químicas e recebe eletricidade da célula, que o separa em seus elementos base sódio e cloro. O cloro muda para hipoclorito de sódio e segue para a piscina. Ao longo do tempo, o hipoclorito lentamente muda para sal novamente e o dosador continua seu processo até que o sal se esvaia. O bombeamento do filtro e do dosador é feito diariamente em diferentes intervalos de tempo, dependendo do tamanho da piscina. A piscina pode precisar de outros químicos para reduzir a concentração de minerais na água e manter o equilíbrio do pH.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media