Saúde

O que funciona para retirar o tártaro dos dentes dos gatos ?

Escrito por amy m. armstrong Google | Traduzido por aline abreu
O que funciona para retirar o tártaro dos dentes dos gatos ?

Limpar os dentes de um gato requer paciência e prática

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Assim como os humanos, gatos com dentes cheios de tártaro são mais suscetíveis a doenças. Os alimentos deixam para trás uma camada que se torna uma placa dura e amarela, a qual -- se não for removida -- pode causar a perda dos dentes, além de gengivite e tonsilite. A placa também conduz as bactérias ao sistema sanguíneo, o que pode levar a infecções no fígado, coração, rins e pulmões. Se possível, inicie os cuidados com os dentes de seu gato quando ele ainda for um filhote. Entretanto, animais mais velhos podem aceitar a higiene oral com a prática.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza veterinária profissional

Sua melhor escolha para começar os cuidados dentais dentro de casa está no consultório veterinário. Leve seu amigo felino para uma limpeza profissional. Aplicando anestesia geral ou um sedativo moderado, um especialista em cuidados orais veterinários pode utilizar desincrustante e ferramentas ultrassônicas específicas para arrancar as placas da boca do gatinho. Isso deixará o local limpo para você iniciar a manutenção diária.

Pasta e escova de dentes

Assim como você, o gatinho precisa de sua própria escova e pasta de dentes. Não use produtos designados para humanos, pois o creme dental pode irritar seu estômago e a escova é muito grande para sua boca. Pastas com sabores de aves, carne ou peixe as tornam saborosas. Elas também contêm ingredientes ativos especialmente elaborados para as enzimas da boca. A escova de dentes felina é menor e muito mais macia que a dos humanos. Pode ser mais fácil utilizar uma que caiba entre os dedos e possa ser gentilmente aplicada nos dentes de seu gato durante a sessão de escovação.

Alimentos secos

Muitos fabricantes de alimentos para gatos agora estão produzindo comidas secas, altamente abrasivas. Elas não são tão grudentas quanto as úmidas, e isso reduz a umidade na boca do gato. O lado negativo é que os gatos, em geral, não bebem muita água. Alimentos úmidos têm a composição mais próxima àquela encontrada nas comidas que os felinos procurariam em um ambiente não doméstico.

Guloseimas abrasivas

Vários tipos de guloseimas para gatos fornecem uma excelente alternativa aos alimentos secos. Procure por aquelas que anunciam uma textura abrasiva que remove placas enquanto o gato mastiga. Algumas possuem antissépticos para ajudar a combater bactérias. Elas vêm com sabor de carne, aves e peixe. Procure aquelas aprovadas pelos veterinários.

Conselho

Manter os dentes de seu gato limpos exigirá esforço de sua parte. Se você pretende realmente escovar os dentes dele, é melhor apresentá-lo o creme dental primeiro. Ponha-o na ponta de seu dedo e deixe o gato lamber. Isso envolve um pouco de confiança. Com o tempo, comece a colocar um pouco do creme nos dentes e gengivas do gato para familiarizá-lo com o sabor.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media