Mais
×

Como fazer com que seu gato não defeque no chão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos gatos utilizam as caixas de areia sem problemas. Entretanto, quando seu gato decide defecar no chão, tente determinar a causa dessa mudança de comportamento. Problemas de saúde, não gostar da areia que você comprou ou uma caixinha muito suja pode levar o seu gato a defecar em lugares inapropriados. Se ele tiver algum problema de saúde que cause o comportamento, o tratamento com veterinário geralmente resolve o problema. Caso não, consertar o que o seu gato não gosta sobre a situação atual ajudará a evitar que ele use o chão como sanitário.

Instruções

Talvez seu gato nem sempre utilize a caixa de areia (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Experimente as areias que você compra para seus gatos. Areia com um cheiro irresistível pode afastar seu gato, segundo o site Pet Education. Utilizar um substrato diferente pode agradar seu gato.

  2. Encontre uma área isolada para a caixa de areia do seu gato. Ele pode não gostar da posição atual de sua caixa de areia e preferir usar o chão. Colocar mais de uma caixa de areia em sua casa também pode ajudar.

  3. Tire a tampa da caixa de areia do seu gato, se houver uma. Ele pode se sentir vulnerável quando fechado na caixa.

  4. Sempre limpe a caixa de areia. Isso significa tirar os resíduos imediatamente após ele usá-la, o que ajudará a remover odores desagradáveis. Jogar fora a areia velha e colocar a limpa regularmente fará com que ele deseje usar a caixa.

  5. Identifique se o seu gato tem uma doença intestinal ou stress. Dar medicamentos antiansiedade pode ajudar a minimizar os fatores de estresse.

  6. Coloque a tigela de água do seu gato em áreas onde ele defecou, como sugerido pela "The Humane Society of the United States". Alternativamente, você pode colocar a tigela de comida do seu gato sobre a área. Eles evitarão o uso da caixa de areia perto de sua comida e água.

  7. Encha uma lata de refrigerante limpa com um punhado de moedas e tampe a abertura. Quando vir seu gato começando a defecar no chão, mexa a lata perto dele para assustá-lo, como aconselha a Pet Education.

  8. Se necessário, feche seu gato em um cômodo de sua casa. Forneça a ele a caixa de areia, água e comida. Só permita que saia quando ele parar de defecar no chão.

Aviso

  • Se você ver o gato defecando no chão, não coloque-o na caixa de areia. Ele vai associar a caixa de areia como uma forma de punição e se recusará a utilizá-la. Limpe a bagunça e use uma lata de refrigerante para desencorajá-lo.

O que você precisa

  • Areia sem cheiro
  • Duas caixas de areia
  • Remédio antiansiedade
  • Tigela de água
  • Tigela de comida
  • Lata de refrigerante
  • Um punhado de moedas
  • Fita
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article