Mais
×

Como saber se um gato está estressado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O gato está agindo de forma estranha, mas você não sabe por que. Ele está miando muito, a cauda dele está eriçada e ele está o olhando com raiva. O comportamento está diferente, mas você não consegue entender o motivo. Já que não podemos falar com animais (bem, a maioria de nós não pode), nos esforçamos para descobrir o que eles precisam e o que eles estão tentando nos dizer. Neste artigo você encontrará alguns segredos revelados sobre como saber se o seu gato está estressado.

Instruções

Gatos também podem sofrer stress (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Instruções

  1. Determine se a personalidade do seu gato mudou drasticamente. Você tem um gato extrovertido e amigável que tem se escondido ultimamente? Você tem um gato distante que de repente está precisando de mais atenção? Esses sinais também podem ser o resultado de uma doença, mas é mais provável que o seu gato esteja estressado com alguma coisa e está pedindo ajuda ao mudar de comportamento.

  2. Observe se o gato está se limpando e se lambendo obsessivamente. Os gatos são limpadores naturais, então faz sentido um gato estressado ser um pouco mais exigente com sua autolimpeza.

  3. Teste o apetite do seu gato ao manter a bacia de comida cheia e disponível. A maioria dos gatos vai se alimentar se estiverem se sentindo bem. Porém, se o gato não tiver interesse algum na comida, ele pode estar passando por stress.

  4. Avalie o nível de agressão do gato. Comportamento agressivo contra outros gatos ou pessoas é um sinal claro de stress.

  5. Monitore os miados. Se seu gato costuma miar bastante, isso vai ser difícil. Gatos que miam muito geralmente estão estressados. Esse é um bom sinal para os donos, pois significa que o gato está tentando vocalizar seu stress.

  6. Considere as últimas semanas de atividade na casa. Os gatos detestam mudanças. Você se mudou recentemente? Adicionou ou subtraiu algum membro da família ou animal? Teve visitantes de fora? A mudança de ambiente é o principal fator de stress para um gato.

Dicas

  • Varejistas da internet e pet shops oferecem remédios redutores de stress para gatos. O spray aliviador de stress também está disponível para compra. Esses sprays liberam feromônios no ar, que ajudam o gato a se acalmar e relaxar.
  • Consulte um veterinário se você não estiver muito seguro quanto ao comportamento do seu gato. Às vezes os gatos são completamente aleatórios e deixam você perplexo. Um bom veterinário pode ter uma resposta imediata.

Aviso

  • Se o seu gato estiver agindo de forma realmente estranha, não hesite em levá-lo a um veterinário! Um gato estressado é uma coisa, mas um gato seriamente doente ou machucado é outra bem diferente. Melhor prevenir do que remediar.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article