Como saber se seu gato pode participar de concursos de exposição

Escrito por b. iris tanner | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se seu gato pode participar de concursos de exposição
Gatos com pedigree podem ganhar muitos prêmios (Photo by B. Iris Tanner)

Apesar de não terem o nível de publicidade que os concursos de cães, os concursos de gatos também estão se tornando comuns. Seu gatinho não precisa ser de uma longa linhagem para poder participar. Confira aqui algumas dicas para saber se seu fabuloso felino tem o necessário para participar de um concurso.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Formulários de registro em um dos concursos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Se é necessário todo o exército russo para tirar seu gato da gaiola de transporte e colocá-lo na mesa do veterinário, nem pense em levá-lo a um concurso. O mesmo se aplica a gatos que desaparecem sob o sofá quando chegam visitas e não saem de lá até muito tempo depois dos "aliens" terem ido embora. Gatos medrosos ou agressivos quando longe da própria casa não apenas ficarão muito infelizes em um concurso, como também podem ficar tão chateados a ponto de machucar alguém. Mas se seu gato é calmo e não fica tímido na frente de estranhos, ele pode ter potencial para concursos.

  2. 2

    Pense no que acontece quando você recebe visitas. O gato se aproxima delas? Se sim, é um bom sinal. O que acontece se um amigo tenta acariciar o gato? Se ele aceita, tanto melhor. Ele já pulou no sofá ao lado de um de seus amigos ou no colo de alguém? Ele já foi receber alguém na porta? Se você pode responder sim a essas últimas questões, definitivamente tem um competidor.

  3. 3

    Considere alguns outros comportamentos. É normal um gato se assustar com um barulho alto ou muito agudo. O seu gato se recupera rápido ou fica assustado por muito tempo ou estressado? Obviamente, o melhor é que ele se recupere rápido. Você consegue aparar suas unhas sem dificuldades? Se você consegue cortar as unhas de uma pata por vez, isso é aceitável. Se você precisa de duas ou três pessoas para segurar o gato, provavelmente não deve investir numa carreira de concursos. Como seu gato responde ao ser arrumado? Ele gosta de ser escovado ou penteado? Você já lhe deu um banho? Acha que pode fazer isso sem grandes problemas? Espera-se que todos os gatos levados a um concurso sejam limpos, mas se seu gato for mestiço, de pelo curto, pode ser possível optar apenas por um banho a seco. Gatos com pelos longos, especialmente os de raça pura, vão precisar de um banho completo ou dos serviços de um profissional.

  4. 4

    Se você ainda pensa em levar seu gato para um concurso, teste-o. Coloque seu brinquedo na mesa da sala de jantar. Então, levante o gato sobre a mesa e gentilmente estique-o, com uma mão logo atrás de suas patas frontais e outra nas posteriores. O gato resiste ou permite? O ideal é que o gato aceite ser esticado, já que será provavelmente assim que o juiz vai segurá-lo. Agora, deixe o gato deitado sobre a mesa e tente obter sua atenção com o brinquedo. Ele se interessou? Tentou pegá-lo com uma pata e interagir com o brinquedo? Ele realmente brinca? Se sim, seu gato tem um bom potencial e pode fazer bonito em concursos. Agora é preciso determinar em qual categoria competitiva ele pode concorrer.

    Você tem um gato de raça pura?

  1. 1

    Você pode achar que possui um gato angorá, por exemplo, mas se ele vem de um abrigo, há uma grande chance de que ele apenas se pareça com a raça ao invés de ser um exemplar genuíno. Mesmo que você tenha a sorte de encontrar um gato de raça pura autêntico em um abrigo, pode ser que você não possa inscrevê-lo no concurso sem seu número de registro. Talvez você tenha um siamês ou um gato persa que tenha vindo de um abrigo... eles são bem reconhecíveis, mas ainda assim, sem uma documentação, você terá que inscrevê-lo na categoria dos gatos domésticos. Pule para a seção 3.

  2. 2

    Se você tem os documentos do seu gato, ou pode obtê-los junto ao criador, talvez ele possa competir com outros de sua raça. Para ter certeza, será preciso um pouco de pesquisa. Se possível, contacte o criador e avise que você tem interesse em inscrever o gato em um concurso. Essa pessoa é sua melhor fonte de informação sobre se o seu gato tem os requisitos necessários para competir com outros da sua raça. Pode ser que ele tenha algumas características que o desqualifique, como um rabo torto ou a cor incorreta dos olhos. Pode ser também que ele não atenda aos padrões do próprio criador e ele não queira que você o inscreva em uma competição. Descubra isso antes de investir mais tempo no projeto. Se o criador não tiver objeções e achar que o gato pode ter potencial para um concurso, acelere o processo. Espera-se que o criador queira orientar você e explicar como preparar o gato para o concurso.

  3. 3

    Se você tem os documentos, mas não pode entrar em contato com o criador, procure no seu registro, que mostrará o nome do gato, número de registro, e nomes dos pais. Há um título, como CP (Campeão), GC (Grande Campeão) ou VR (Vencedor Regional) na frente de ambos os nomes dos pais? Se sim, é um bom sinal, mas vários fabulosos gatos de concurso têm pais sem títulos, então não desista se o seu não tiver progenitores famosos. Tire boas fotos do seu gato e observe o registro. Então, pesquise em sites populares de referência para criadores e procure por alguém que trabalhe com a raça de seu gato. Escreva alguns e-mails para saber se você pode encontrar alguém que queira olhar as fotos e registro do seu animal e lhe ajudar a determinar como proceder. Provavelmente, alguém ficará feliz em lhe levar "sob a asa". Se você tiver a sorte de um concurso ser realizado na sua região, pode ser mais fácil ir ao evento e procurar por um criador lá. Se você tem as fotos e o registro, várias pessoas vão querer olhá-las e lhe aconselhar.

    Você tem um gato mestiço?

  1. 1

    Se você não tem nenhuma maneira de provar que seu cato é de uma raça pura documentada, pode inscrevê-lo na categoria de gatos domésticos. Nessa categoria, não se espera que o gato atenda a especificações de qualquer raça em particular, mas que apenas aproveite a experiência e mostre a si mesmo como o animal único que é.

  2. 2

    Há algumas organizações dedicadas a promover a inscrição de gatos mestiços nos concursos, e elas ficarão felizes em ajudar você a saber como proceder.

  3. 3

    Você também deve consultar os sites dos principais criadores de gatos para saber quando haverá um concurso na sua região. Embora gatos de raça pura devem ser inscritos em shows patrocinados por seu próprio corpo de criadores, gatos mestiços podem ser inscritos em qualquer associação, então, você tem um mundo de possibilidades dentre as quais escolher. Boa sorte!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível