Mais
×

Como pegar um gato pela nuca

Atualizado em 18 julho, 2017

Qualquer um que já teve um gato ou que já precisou pegar um felino pode dizer que saber como pegá-lo pela nuca apropriadamente é um conhecimento de um valor inestimável. Uma coisa importante a se lembrar é que cada gato é diferente. A maneira como eles reagirão ao serem pegos pela nuca dependerá de diversos fatores, como idade, peso, domesticação, se ele o conhece ou não, se fica confortável com outras pessoas, se está doentes ou machucado, dentre outras variáveis. Gatos são muito temperamentais, e pode acontecer de você conseguir agarrá-lo num dia e não conseguir chegar perto dele no outro. Lembre-se: tenha paciência e mantenha-se calmo.

Instruções

Gatos costumam ser temperamentais (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

    É uma boa ideia pegá-lo pela nuca?

  1. Você já sabe que precisa segurar seu amiguinho felino firmemente. Pegá-lo pela nuca é a melhor ideia? Sim e não. Se você deseja tirar o gato de algum lugar e segurá-lo firme, mas não quer que ele o arranhe, pegá-lo dessa forma é, sem dúvida, a melhor escolha. Ela é segura tanto para o humano, quanto para o gato. Algumas pessoas não gostam de utilizar essa técnica, porque não é exatamente confortável para o bichano, e também é necessário ter um pouco de força nas mãos (se você tiver síndrome do túnel do carpo, pode não ser uma boa pedida). O gato provavelmente irá choramingar, especialmente se for mais velho e não estiver acostumado a ser tratado dessa forma, mas eles têm pele extra ao redor do pescoço, então, você não o estará machucando.

  2. Antes de segurá-lo pela nuca, pare um minuto para observar a situação. Qualquer felino que não seja um filhotinho (mais do que seis meses) não deve ser segurado ou suspenso por uma certa quantidade de tempo. Normalmente, se você apoiar a parte de baixo enquanto o segura pela nuca, eles ficarão bastante dóceis. Contudo, se o gato for mais agressivo ou estiver nervoso, não tenha medo de segurá-lo com o braço esticado. Se estiver lidando com um gato de temperamento difícil ou que você não conheça, tenha uma toalha por perto.

O que você precisa

  • Opcional: toalha -- algo com um tamanho entre uma toalha de mão e uma pequena toalha de praia
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article