A gelatina promove o crescimento de cabelo?

Escrito por brynne chandler | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A gelatina promove o crescimento de cabelo?
Fatores ambientais influenciam sobre a saúde capilar (Images courtesy of lalalauren1217, bunniesneedlovetoo and kingdayshon on Photobucket.)

Cabelo longo e forte é um sinal de saúde e beleza valorizado em quase todas as culturas. Entretanto, a exposição constante ao sol, vento, produtos de estilizar e secadores quentes podem enfraquecer destruir o brilho saudável de seu cabelo. Existem muitos remédios caseiros para promover o crescimento capilar e dar força e brilho às madeixas. Já que a maioria das pessoas possuem cabelo em suas cabeças, é difícil saber o que funciona e o que não funciona. Um dos tônicos mais antigos e melhores é a gelatina.

Outras pessoas estão lendo

O que é gelatina?

A gelatina é feita de colágeno seco dentro da pele e ossos de animais como porcos, vacas e cavalos. Também existem alguns tipos de gelatina feitos de produtos de peixes. Elas são amplamente usadas por pessoas cujas crenças religiosas não permitem consumir ou usar qualquer coisa de porcos ou de animais que não foram mortos de acordo com o ritual.

Uma vez extraída e transformada em pó, a gelatina se dissolve em líquidos quentes e se torna mais sólida quando resfriada. Ela é usada para a parte externa de cápsulas usadas em medicamentos e em alimentos como gelatinas e balas de gomas. Também é usada em alguns produtos com baixo teor de gordura, pois promove a cremosidade da gordura sem a adição de nenhuma caloria.

O que a gelatina tem a ver com o meu cabelo?

A gelatina contém queratina, que é uma proteína muito forte encontrada em seu cabelo, unhas, dentes e pele. Todos são constituídos de células basicamente mortas que são empurradas por baixo por células novas em formação. Quanto mais forte essa camada de células mortas for, maior proteção elas tendem a conferir ao crescimento abaixo. Manter os níveis de queratina pode ajudar a manter as camadas exteriores flexíveis e fortes.

A gelatina promove o crescimento do cabelo?

Não existe estudos clínicos que provem que isto seja verdade. Entretanto, a gelatina é inofensiva e contém proteínas e outros nutrientes que podem ajudar a promover a saúde em geral. Quanto mais saudável você for, mais forte e mais saudável será o seu cabelo, unhas e pele.

Aplicações internas da gelatina

Existem muitos tipos diferentes de cápsulas de gelatina no mercado, que prometem promover o crescimento mais rápido do cabelo e deixar as unhas e cabelos mais fortes. Cápsulas são muito baratas. Em Agosto de 2009 era possível comprar 100 cápsulas por menos de R$8,00 e são geralmente tomadas de uma a três vezes ao dia.

Nas décadas de 1950 e 1960 era moda dissolver pacotes de gelatina em água, chá ou suco e beber para promover a saúde dos cabelos e unha. Embora não exista provas de que isto promove o crescimento capilar, isto também não irá lhe prejudicar.

A gelatina promove o crescimento de cabelo?
Além de ser uma ótima sobremesa, a gelatina pode ajudar na saúde

Aplicações externas da gelatina

Existem muitos xampus e condicionadores no mercado que contêm queratina na forma de gelatina.

Uma maneira mais barata é aplicar gelatina dissolvida em água morna diretamente nos cabelos após sua lavagem. Isto ajudará a deixar seu cabelo hidratado, prevenindo a quebra capilar. Nadadores de nado sincronizado usam gelatina para manter seus cabelos intactos, pois ela não dissolve na água gelada.

Você obviamente não gostaria de usar gelatina com sabor para isto, pois embora ela tenha um cheiro bom, o açúcar contido nela a deixa grudenta.

A gelatina promove o crescimento de cabelo?
Alguns xampus contêm gelatina para deixar os cabelos hidratados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível