Como usar a geometria no cotidiano

Escrito por laura chapman | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a geometria no cotidiano
A geometria está muito presente no cotidiano (geometry image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

As aplicações práticas da geometria são abundantes. Da próxima vez que seu filho reclamar sobre a lição de casa e perguntar "Quando eu vou usar isso?", você pode apontar esse artigo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Área, perímetro e volume

  1. 1

    Problemas de área são o uso mais comum da geometria no cotidiano. Digamos que você precise instalar um novo carpete em seu quarto. Quanto você precisa comprar? Meça o comprimento e a largura de seu quarto e multiplique um pelo outro para descobrir quantos metros quadrados de carpete serão necessários. Isso é representado pela fórmula A = C x L, ou área é igual a comprimento vezes largura. Se, por exemplo, seu quarto mede 4 m por 3 m, você precisará de 12 metros quadrados de carpete.

  2. 2

    Outro problema de área pode ser encontrado ao determinar quantas latas de tinta você deve comprar para pintar suas paredes. O rótulo do galão diz que cobre 37 metros quadrados. Você mede suas paredes e descobre que o quarto que deseja pintar apresenta as seguintes dimensões: 3 m x 3 m; 3 m x 2,5 m; 3 m x 3 m e 3 m x 2,5 m; Portanto, você precisa cobrir as áreas de 9 + 7,5 + 9 + 7,5 metros quadrados = 33 metros quadrados. Seu quarto pode ser pintado dando uma mão de tinta usando apenas uma lata.

  3. 3

    Talvez você esteja planejando fazer um jardim. Um saco de fertilizante diz que cobre 9 metros quadrados. Você precisa saber quantos sacos precisa. Meça a área de seu jardim (comprimento vezes largura) para encontrar a área. Digamos que seu jardim mede 12 m x 6 m. Isso significa que você precisa cobrir uma área de 72 metros quadrados com fertilizante. Divida 72 por 9 e terá 8. Você precisa de oito sacos de fertilizante para o jardim.

  4. 4

    Digamos que você quer cercar o jardim que mencionamos. Encontre o perímetro para responder a essa questão. Some os quatro lados: 12 + 6 + 12 + 6 = 36 m. Você precisará de 36 metros de cerca para delimitar seu jardim.

  5. 5

    Volume envolve um espaço tridimensional. Você pode usar o volume para encontrar o quanto de mistura de cimento será necessário para construir uma calçada ou quanta areia é necessária para encher uma caixa de areia. Vamos usar o exemplo da caixa de areia. Você precisa construir uma que meça 1,5 m de comprimento por 1,5 de largura. Os lados tem 15 cm de altura. O volume é comprimento vezes largura vezes altura, ou V = C x L x a. 15 cm é igual a 0,15 m. A equação fica 1,5 x 1,5 x 0,15 = 0,35 metros cúbicos. É preciso 0,35 metros cúbicos para encher a caixa de areia. Um saco de 23 kg de areia tem aproximadamente 0,014 metros cúbicos, então 25 sacos de areia encherão a caixa de areia completamente, ou 12,5 sacos encheriam pela metade, sobrando espaço para brinquedos de areia e crianças.

    Usos da geometria na mão-de-obra

  1. 1

    Sempre que você constrói algo, encontra geometria. Profissões como carpinteiro e engenheiros fazem uso regular de problemas geométricos.

  2. 2

    Projetos e gráficos computadorizados para vídeo games e filmes usam a geometria amplamente. Os computadores fazem muitas operações matemáticas para nós, mas os cálculos que usam estão muito ligados com a geometria.

  3. 3

    Avaliação do solo, navegação e astronomia usam geometria em seus cálculos.

  4. 4

    A geometria é usada na área médica para imagem, modelagem e demais usos.

Dicas & Advertências

  • Problemas de geometria estão ao nosso redor. Você apenas precisa estar informado para encontrá-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível