Mais
×

Como fazer um globo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um globo é um mapa do mundo pintado, desenhado ou afixado a um objeto redondo. É útil para ajudar estudantes a aprenderem geografia mundial e onde os países e regiões estão localizados em relação aos outros. Ao invés de comprar um globo em uma loja, você pode fazer o seu próprio globo usando qualquer tipo de bola, como a de tênis, de basquete ou de kickball (semelhante ao beisebol), e de um molde de um mapa especialmente projetado, que algo que você pode encontrar online.

Instruções

Fazer um globo a partir de uma bola é um projeto divertido para se realizar com crianças (globe # 4 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  1. Meça a circunferência da bola escolhida por você para criar o globo. A circunferência é a distância ao redor da bola. Coloque uma ponta da fita métrica no meio da bola e dê a volta até as pontas se encontrarem e assim você terá a medida da circunferência da bola.

  2. Desenhe um retângulo na sua folha de papel. O comprimento dele deve ser igual a circunferência da bola, enquanto a altura deve equivaler a metade da circunferência.

  3. Imprima o molde do mapa do mundo. Lembre-se que um mapa plano normal não funcionará, a não ser que tenha sido projetado para ser cortado em formato esférico. Eles podem ser encontrados online, em sites como www.gma.org ou www.challenger.org.>

  4. Corte o mapa do molde, depois ajuste o tamanho do mapa impresso para ter o tamanho exato do retângulo em seu papel. Você pode usar uma máquina copiadora para ampliá-lo ou reduzi-lo até que caiba.

  5. Coloque o papel ao redor da bola. Garanta que o Equador esteja alinhado com o centro da bola. Use fita ou cola para fixar o papel no lugar, assim como em todas as margens pontiagudas na parte superior ou inferior da esfera. Quando finalizado, isso criará seu globo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article