O que faz o granito vermelho ser vermelho?

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por bruno charamba
O que faz o granito vermelho ser vermelho?
O granito contém muitos materiais que dão a ele uma cor vermelha (granite rock image by Tolbxela from Fotolia.com)

Indo de rosas a vermelhos escuros, existem muitos tipos de granito no mercado atualmente vendidos como "vermelho". Os granitos vermelhos estão entre as pedras mais exóticas, algumas com estrias sutis e outras misturadas ao azul, preto ou creme, que dão uma cor única a sua casa. Para saber o que faz o granito ficar vermelho, primeiro deve-se examinar o mineral que deu forma a pedra.

O nome granito vermelho

Existem muitos granitos atualmente no mercado classificados como "vermelhos", incluindo pedras que à primeira vista têm cor próxima ao rosa ou ao laranja. Outras pedras são nomeadas, como o Amazon Blue ou o Crema Bordeaux, e ainda sim são classificadas como granito vermelho. A presença dessa variedade de minerais é o que faz com que os fabricantes deem o nome e classificação das pedras.

Quartzo

O quartzo é encontrado em quase todos os granitos, variando em sua cor do preto ao amarelo e, em alguns granitos vermelhos, quando encontrado com outros minerais, dá um tom rosado. A pedra vermelha Juparana Bordeaux contém grandes quantidades de quartzo cor de rosa, ajudando na sua classificação como pedra "vermelha".

Feldspato

O feldspato é o mineral que ajuda a dar a maior parte de força que o granito possui. Ele também pode dar uma cor rosa, laranja ou vermelha escura. Os granitos são como a hessonita, possuindo porcentagens extremamente grandes de feldspato mineral.

Mica

A mica é o mineral que dá a alguns granitos uma aparência quase iridescente a algumas manchas. Ela pode variar da cor clara a preta e também pode ser vermelha, rosa ou laranja. Pedras como a Crema Bordeaux contêm grandes seções de mica e quartzo, que é o que ajuda a dar seus tons vermelhos cremosos.

Combinações de cores

Esses três minerais podem se combinar com outros para dar ao granito sua cor final. Visto que o granito é um material natural, ele pode variar sua cor e seu conteúdo caso a caso, sem nunca se parecer. Isso pode ajudar a explicar por que algumas pedras podem ser rotuladas como "vermelha" ou conter vermelho em seu nome, mesmo se parecendo rosa, creme ou até mesmo em tons de azul.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível