Grelha de porcelana versus grelha de aço inoxidável

Escrito por robert taylor | Traduzido por joel sobral
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Grelha de porcelana versus grelha de aço inoxidável
Grelhas de aço são muito comuns (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Grelhas de aço foram utilizadas como padrão para cozinhar em churrasqueiras durante muito tempo, mas depois as de porcelana começaram a ser muito usadas também. Se sua churrasqueira possuir um tamanho padronizado, você poderá substituir as grelhas originais por uma de maior qualidade. Os maiores fatores a serem considerados ao decidir entre grelhas de cerâmica ou de aço são durabilidade, custo, exigências na limpeza e eficácia no cozimento.

Outras pessoas estão lendo

Durabilidade

As grelhas de aço possuem uma maior durabilidade. O aço inoxidável de alta qualidade deve ser resistente a ferrugem, a manchas e ter prazo de validade indeterminado. Grelhas de cerâmica raramente são feitas totalmente desse material, pois tudo que é composto totalmente de cerâmica é extremamente frágil. Elas costumam ser feitas de cerâmica coberta por esmalte sobre aço ou ferro fundido e mesmo com o apoio de uma estrutura de aço podem quebrar ou rachar facilmente. Deve-se tomar cuidado ao escolher os tipos de utensílios, levando em consideração o quanto eles poderão danificar a cobertura da cerâmica.

Custo

Ao substituir as grelhas originais por outras novas, as de aço serão menos caras. Elas são facilmente fabricadas e o custo do material é baixo. As de cerâmica envolvem materiais adicionais mais caros e possuem custos relativamente mais elevados.

Exigências de limpeza

Aço inoxidável é mais fácil de limpar; praticamente qualquer tipo de sabão ou detergente pode ser usado. O aço não absorve materiais químicos dos produtos de limpeza, então um rápido enxágue será o suficiente para remover resíduos de sabão e evitar sabores indesejados na comida. As grelhas de cerâmica podem ser facilmente danificadas durante a limpeza. Elas quebram ou racham se manuseadas com força e os esfregões de aço ou de cobre arranham sua cobertura. A empresa Char-Broil produz uma escova específica para limpar grelhas de porcelana, que devem ser enxaguadas com muito mais cuidado do que o aço. Além disso, os resíduos do sabão grudam facilmente na grelha, podendo contaminar a comida no uso seguinte. Esse material pode ser limpo com exposição a temperatura muito alta sem deformar, ao contrário das grelhas de aço, mas sua estrutura (que certamente será de aço) pode ser danificada pelo superaquecimento.

Eficácia no cozimento

Esta é a parte em que a churrasqueira de porcelana supera a de aço em desempenho. A cerâmica transmite melhor o calor do que o aço. As grelhas de aço são propícias a "manchas quentes", quando a superfície de uma parte da grade aquece mais do que seus arredores. A cerâmica resiste a altas temperaturas sem deformar ou perder o calor; a perda de temperatura causa a formação de lascas na superfície das grelhas de aço, que fazem a comida grudar. O desempenho superior no cozimento das grelhas de cerâmica é o principal motivo que leva os cozinheiros a escolher esse material.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível