Grutas caseiras para aquários de ciclídeos

Escrito por elizabeth grant | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Grutas caseiras para aquários de ciclídeos
Os ciclídeos sentem-se mais seguros com um lugar para se esconderem e protegerem os filhotes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As grutas caseiras para aquários de ciclídeos ajudam a garantir que os materiais utilizados são seguros para os peixes. O material pode variar entre tubos de PVC simples e grutas esculpidas com barro. Independentemente de como você decidir fazê-la, a gruta terá uma aparência original e fará com que seus ciclídeos sintam-se mais seguros.

Outras pessoas estão lendo

Cerâmica

Uma opção plausível é fazer sua própria gruta de cerâmica ou usar vasos de terracota adequados para essa finalidade. A terracota deve ser nova e não-industrializada, caso contrário, os produtos químicos podem contaminar o aquário e desequilibrar os parâmetros da água. A gruta de cerâmica deve ser feita com argilas apropriadas para o uso em aquários e um pH neutro. As argilas naturais, sem aditivos, são seguras.

Metal

O metal geralmente não é recomendado para fazer grutas para ciclídeos, embora o aço galvanizado ou inoxidável ​​sejam aceitáveis, contanto que os produtos químicos utilizados para tratá-los possam ser analisados. Os componentes devem ser compatíveis com aquários, portanto, os fosfatos e outros produtos químicos similares irão desqualificar a peça de metal. Os regadores que tenham sido utilizados somente para armazenar água pura podem ser usados, mas as bordas das entradas devem ser lixadas para ficarem lisas. O peixe pode rasgar as barbatanas ou as escamas em bordas afiadas ou ásperas.

Plástico

O plástico, como o tubo de PVC, é bastante utilizado em grutas caseiras para ciclídeos. As folhas de plástico podem ser compradas e usadas para construir arcos apoiados em uma das laterias do aquário, criando uma gruta instantânea. O tubo de PVC pode ser cortado em um tamanho adequado para o aquário e virado para cima ou parcialmente enterrado no substrato para criar um esconderijo adequado para seus ciclídeos. Se o tubo de PVC não for tratado, basta enxaguá-lo com água limpa.

Madeira

Uma madeira apropriada para o uso em aquários ou que tenha sido tratada por meio de procedimentos de fervura e saturação pode ser utilizada para criar uma gruta. O material não deve ter lascas e precisa ser resistente à exposição prolongada à água. A madeira pode ser talhada, lixado, serrada ou cortada em qualquer formato desejado.

Pedra

A pedra é outro material favorito para as grutas de aquários. Como as cavernas naturais são de pedra, os ciclídeos capturados em seu habitat original provavelmente acharão uma gruta de pedra muito convidativa. O maior risco é o de desabamento, já que o peixe pode não sobreviver ou conseguir escapar se isso acontecer. Portanto, as grutas de pedra requerem uma cola de silicone adequada para aquários, a fim de manter as pedras fixas no lugar. O rótulo do produto deve especificar se ele pode ser submerso em água.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível