Guia para a compactação de feno

Escrito por sandra murphy | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para a compactação de feno
A produção de feno inclui gramas e leguminosas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Compactar feno consiste de cortá-lo e amarrá-lo para armazenamento ou transporte. O feno inclui capim e legumes (plantas que são parte da família das ervilhas). O feno comum inclui alfafa, trevos e capim-timóteo. A produção bem sucedida de de feno requer vários recursos, incluindo a força de trabalho, terra, equipamentos, sementes, fertilizantes e combustível. As técnicas adequadas de compactação podem maximizar a quantidade e qualidade do feno e garantir o melhor retorno possível para o seu investimento.

Outras pessoas estão lendo

Equipamento

Um compactador de feno é uma peça de equipamento agrícola projetada para colher o feno. Com um cortador de grama, o capim de feno é o primeiro a ser cortado, que então é descarregado em longas fileiras ou em forma de rolos de grãos estendidos para secar ao vento. Um compactador de feno junta o feno cortado da fileira e então o comprime em fardos fáceis de manipular, transportar e armazenar.

Guia para a compactação de feno
Fardos facilitam o transporte e estocagem (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Formato

Os compactadores de feno os comprime em formatos cilíndricos ou retangulares de vários tamanhos. De acordo com o Agri-Power Project da Universidade de Minnesota, os estudos feitos não mostraram qual formato é melhor; ambos possuem as suas vantagens. Os fardos cilíndricos possuem uma melhor habilidade de perderem água se deixados descobertos, quando comparados aos fardos retangulares. Além disso, o custo deles é menor e têm maior disponibilidade. As vantagens dos fardos retangulares incluem o uso mais eficiente do espaço durante o transporte e estocagem, além da melhor manutenção do formato durante o armazenamento.

Guia para a compactação de feno
Os fardos cilíndricos, quando descobertos, vertem mais umidade que os retangulares (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tempo e quantidade de umidade

A época da compactação e a quantidade de umidade presente no feno são fatores críticos para a maximização do seu valor agregado e da garantia da qualidade do produto. A quantidade de umidade deve estar na faixa de 15 a 20% (base úmida) na hora da compactação. Quando a quantidade de umidade diminui para menos de 15%, podem ocorrer perdas na colheita; por exemplo, a alfafa perde mais folhas conforme a umidade diminui. A quantidade de umidade para armazenamento acima de 20% resulta na proliferação de mofo, matéria seca e perda de nutrientes do feno.

Guia para a compactação de feno
A época de colheita pode causar impactos na qualidade do feno (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Melhores práticas

Para maximizar o valor do feno seco compactado, compacte-o com a quantidade de umidade recomendada. Se você estiver armazenando o feno em lugar aberto, utilize primeiramente os fardos mais antigos; isso garantirá que o feno menos fresco seja utilizado antes do feno colhido mais recentemente. Quando fizer a estocagem em lugares abertos, coloque o feno sobre pneus velhos, paletas ou cascalho ao invés de colocá-lo diretamente sobre o chão, pois isso o protegerá da umidade do solo. Para melhor proteção contra chuvas, armazene o feno em um celeiro ou galpão, ou debaixo de uma lona.

Guia para a compactação de feno
Armazenar fardos de feno em celeiros protege-os da chuva e da perda de valor agregado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível