×
Loading ...

Como cultivar uma árvore de jade a partir das sementes

Atualizado em 23 março, 2017

A árvore de jade, também conhecida como planta da fortuna ou árvore do dinheiro, é uma planta comum como ornamento de casas de família. Existem várias subespécies, incluindo variedades anãs, mas espécie mais comum no brasil é a Crassula ovata devido à facilidade de cultivo em ambientes interiores. Árvores de jade se desenvolvem muito bem ao ar livre em climas quentes, mas também podem ser cultivadas em ambientes internos com sucesso. Além de serem propagadas através de estaquia, essas plantas podem também ser cultivadas a partir das sementes.

Instruções

A árvore de jade pode ser cultivada dentro e fora de casa (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
  1. Misture a areia, a perlita e o composto em partes iguais para formar um substrato ideal para o plantio e despeje camadas homogêneas de pelo menos 4 cm de profundidade nos vasos.

    Loading...
  2. Plante as sementes no meio de cultivo; as variedades apresentam sementes de tamanhos distintos; enterre as menores sob 1,5 cm de substrato e as maiores, sob até 3 cm; regue o meio para que fique úmido, mas não encharcado.

  3. Coloque os vasos sob luz solar indireta; isso é importante para manter os níveis ideais de umidade ao redor das sementes. Se você não possui uma estufa úmida, cubra os potes com filme ou sacos plásticos, removendo-os para regar diariamente. As sementes devem germinar em cerca de uma semana.

  4. Transplante as sementes o mais rápido possível passados alguns dias após a germinação; árvores de jade desenvolvem um sistema radicular bastante extenso; portanto, se você planeja cultivar a planta por um longo período, quanto mais cedo transplantá-la para um vaso de tamanho considerável, melhor. As plantas desse gênero crescem rápido em condições quentes e úmidas, mas ainda prosperam em ambientes internos se expostas a bastante luz solar e regadas somente quando solo estiver completamente seco.

Loading...

Dicas

  • Não fertilize demais sua planta. Na verdade, árvores de jade só necessitam de fertilização propriamente dita durante a fase de crescimento ativo, no verão. O substrato bem preparado contém nutrientes suficientes para manter a planta bem por 3 ou 4 meses.

O que você precisa

  • Sementes
  • Perlita
  • Areia estéril
  • Composto com boa drenagem
  • Vasos com furos de drenagem

Referências

Loading ...
Loading ...