Guia para cortar madeira

Escrito por kevin mcdermott | Traduzido por izabel santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia para cortar madeira
Quais as diferentes maneiras de cortar a madeira? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Visite as áreas de serras em qualquer loja de equipamentos e você verá uma variedade estonteante de serras projetadas para cortar, rasgar, angular ou dar formas diferentes à madeira. Qual o tipo de corte necessário para o seu projeto depende de qual tipo de madeira você está usando e da posição em que ela está (ou seja, se você pode colocá-la em uma serra ou se você tem de levar a serra para a madeira). Se seu projeto for um pouco mais sofisticado, você provavelmente descobrirá que precisará de mais de um tipo de corte para concluí-lo.

Outras pessoas estão lendo

Cortes retos

O tipo mais comum de corte exigido na maioria dos projetos é um corte reto ao longo da largura de uma tábua. Se ele precisa ter a precisão de um corte a laser - no caso de cortar um pedaço de piso para que caiba ao lado de uma parede, por exemplo - use uma serra de esquadria configurada para um ângulo de 90º. Esquadrias (cortes retos que seguem ao longo da largura da tábua em um certo ângulo) devem sempre ser feitos com serras de esquadria. Cortes na largura que não podem ser feitos com uma serra de esquadria, como aparar as extremidades da tábua depois de colocá-la no lugar certo, podem ser feitos com uma serra circular.

Rasgando

"Rasgar a madeira" refere-se a cortes ao longo do comprimento da tábua, ao invés de cortes ao longo da largura. Eles são usados quando a tábua é muito larga. O melhor método para isso é usar uma serra de mesa, na qual a lâmina estacionária ergue-se de uma mesa plana e você insere a madeira nela a partir da extremidade, empurrando-a. Isso pode ser extremamente perigoso se você não tomar cuidado. Sempre empurre os centímetros finais através da lâmina usando a extremidade de uma tábua pequena ao invés das suas mãos. Se você deve cortar algo que não pode ser colocado em uma serra de mesa, use uma serra circular, mas será mais difícil obter uma linha reta. Se possível, coloque uma tábua longa ao lado da linha que você deseja cortar para que ela sirva de guia para sua serra.

Cortes de imersão

Um "corte de imersão" é feito quando a madeira é cortada a partir do meio, sem linhas de corte em direção às extremidades, como quando você está cortando um buraco quadrado em painéis de parede para que eles encaixem ao redor de uma tomada. Essa é a especialidade de uma serra tico-tico. Segure a lâmina em um ângulo quase paralelo à superfície da madeira no centro da marca de corte, aperte e segure o botão e deixe a lâmina imergir lentamente na madeira. Quando ela atravessar a madeira, coloque-a novamente em posição vertical apropriada e siga para as linhas marcadas.

Cortes detalhados

Para cortar entalhes, curvas e outros formatos irregulares na madeira, a serra tico-tico é, normalmente, a ferramenta mais usada. Há exceções quando você está fazendo cortes detalhados em pedaços muito pequenos de madeira para projetos artísticos ou acabamentos complexos. Nesses casos, você, às vezes, irá preferir uma serra de fita, que possui uma lâmina vertical e fina como uma serra tico-tico, mas que está montada em uma plataforma estacionária, permitindo que você insira a madeira e vire-a conforme necessário, ao invés de mover a serra ao redor da madeira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível