História da memória RAM

Escrito por mike marcoe | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História da memória RAM
Descubra o que é a memória RAM e a sua história (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A memória RAM do computador é a área de armazenamento temporária e volátil dos sistemas de informática. Ela é a parte mais importante de um sistema computacional. A RAM muitas vezes é confundida com a unidade de disco rígido do computador, mas as duas são diferentes partes do computador e têm diferentes funções.

Outras pessoas estão lendo

História

RAM significa "memória de acesso aleatório". A RAM estática foi desenvolvida pala Intel em 1969 para substituir os tradicionais sistemas de memória central dos computadores disponíveis.

O primeiro produto bem-sucedido da empresa foi o chip de memória RAM bipolar de alta velocidade de 64-bit. Foi chamado de modelo Shottky 3130. Mais tarde, em 1969, a Intel também introduziu um novo chip de RAM, que era um chip de memória RAM estática de 256-bit, modelo 1101.

Em 1970-1971, a Intel e a Honeywell se uniram para produzir o primeiro chip de computador de memória RAM dinâmica (modelo 1102), mas não conseguiram mercado. O desenvolvimento do modelo 1103, no entanto, inovou os chips de computador de RAM, mudando para sempre o armazenamento de memória computacional e de aplicativos. Em 1972, o RAM 1103 foi o chip mais vendido do mercado, de acordo com o CPU-Zone.

Significado

A fim de descrever o significado de RAM, é necessário diferenciar memória "volátil" de memória "não-volátil".

ROM, ou "memória apenas de leitura, é a memória não-volátil ou permanente do computador. Ela pode ser imaginada como uma caixa de ferramentas cheia de bilhões de diferentes tipos de alicates e chaves de fenda mantidas permanentemente dentro da caixa. Em uma caixa de ferramentas com bilhões de alicates e chaves de fenda, encontrar apenas um ou dois itens específicos seria muito difícil. É aqui que a RAM entra no jogo.

RAM é a memória volátil do computador. A sua função é encontrar rapidamente o caminho para qualquer ferramenta específica na ROM.

A memória RAM do computador não é mais um sistema computacional quando a eletricidade é desligada. No entanto, todas as informações computacionais estão permanentemente armazenadas na ROM.

Medida de tamanho

O tamanho da memória RAM é medida em megahertz (MHz) - milhões de bits de informação, e gigahertz (GHz) - bilhões de bits de informação. Geralmente, quanto mais qualidade um sistema computacional tem, mais eficiente ele é, de modo que o usuário pode trabalhar em mais projetos no computador, e mais rapidamente.

Tipos

Atualmente, mais RAM é sinônimo do termo DRAM, ou memória de acesso aleatório dinâmico. Há outros tipos e variações de DRAM.

Mal-entendidos

Às vezes, a DRAM é confundida com a unidade de HD do computador. Os dois estão completamente separados. DRAM é a área de armazenamento de memória volátil na maioria dos sistemas de computador pessoal. A unidade de disco rígido do computador é, na verdade, um sistema de gravação de dados que utiliza discos parecidos com CD's sólidos feitos de materiais magnéticos que giram em alta velocidade para escrever, gravar e recuperar dados e programas em um computador.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível