História da tecelagem de tapetes berbere

Escrito por walter koh jun ren | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
História da tecelagem de tapetes berbere
Um autêntico tapete berbere é um grande achado em uma feira marroquina ao ar livre (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Um autêntico tapete berbere representa uma tradição transmitida de geração em geração ao longo do Norte da África. Pequenos ou grandes tapetes berberes, tecidos a mão, são apreciados pela sua beleza e artesanato. Eles têm sido valorizados através dos tempos – desde os dias em que eles podiam ser contados entre os poucos bens de luxo das tribos berberes seminômades, que vagueavam pelo Saara – até os tempos de indústria atuais. Eles encarnam o espírito, história e magia do povo berbere.

Outras pessoas estão lendo

História dos tapetes berberes

A tecelagem de tapetes é um artesanato das mulheres berberes por gerações, com mulheres tradicionalmente aprendendo diferentes técnicas de laçados, padrões e variações de cores, ainda jovens em casa. Os tapetes remontam tempos de 622 d.C. Eles foram produzidos para serem usados na cama e para outros usos domésticos. Profissionais tecelões entre as tribos orientais criaram grandes tapetes para vender. Historicamente, estes tapetes eram dados como valiosos presentes para aqueles da elite, para adornarem palácios e espaços sagrados. Os tapetes feitos em áreas urbanas carregam mais influências árabes e às vezes são usados como tapetes de oração.

História da tecelagem de tapetes berbere
Os tapetes originam-se dos berberes que vivem nas altas montanhas do Atlas (Chris Jackson/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O processo de produção de um tapete berbere

Mulheres tradicionalmente usam lã tosquiada para fazer um tapete. A lã é obtida a partir de ovelhas que vivem nas montanhas do Atlas. A lã é limpa, escovada e torcida. Ela pode ser tingida ou deixada com as cores naturais. Pelo de camelo também tem sido utilizado. Uma superstição que ainda existe é que a ligeira queima das bordas de um tapete pode afastar as atenções invejosas de maus espíritos.

História da tecelagem de tapetes berbere
Mulheres berberes tradicionalmente fazem a maioria dos tapetes (Chris Jackson/Getty Images News/Getty Images)

Técnicas de tecelagem à mão

Uma variedade de tecelagens foi desenvolvida pelos berberes, dependendo do clima e uso do tapete. Tapetes feitos nas montanhas tendem a ter laços maiores e nós mais frouxos para fornecer melhor proteção contra o frio. Tapetes feitos em ambientes quentes geralmente são destinados para dormir e possuem uma tecelagem mais fina com pequenos nós de cerca de 2 centímetros de altura. As técnicas também variam de região. Por exemplo, as tribos berberes do sul encontradas na região de Jebel Siroua são consideradas como tendo a cultura de tecelagem mais sofisticada, porque diferentes tecelagens e misturas têxteis são empregadas.

História da tecelagem de tapetes berbere
Os tapetes berberes são tecidos dependendo de como eles vão ser usados (Chris Jackson/Getty Images News/Getty Images)

Desenhos

Os tapetes berberes podem apresentar desenhos ousados e geométricos que refletem tradições encontradas na arte islâmica. Um tema comum é uma grade de diamantes que varia em tamanho e orientação. Outros esquemas tradicionais incluem losangos, cruzes, triângulos e formas simples. Um conceito encontrado no modelo berbere é uma simetria imperfeita e deliberada. Tecelões tradicionais valorizam a liberdade de tecerem seus modelos dando aos tapetes composições flexíveis. Tapetes comuns para o uso diário, no entanto, muitas vezes têm poucos desenhos e podem até ser monocromáticos.

Cores tradicionais

Tapetes berberes são tradicionalmente tecidos usando ou cores muito brilhantes ou aquelas encontradas no espectro natural da lã. A lã virgem produz tons de branco, preto e marrom. Corantes naturais são utilizadas para o pigmento. Corante amarelo é feito de açafrão, vermelho de henna, azul de anil, verde da hortelã selvagem e vinho de romã. Outras cores são obtidas misturando estes corantes naturais.

História da tecelagem de tapetes berbere
O açafrão é utilizado como uma base para fazer tingimentos amarelos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Crenças sobre as tecelagens berberes

A criação de tapetes tecidos invoca antigas crenças berberes em "Baraka", ou uma energia positiva que afasta o mal. Os Berberes acreditam que o Baraka existe em todas as coisas, por isso os fabricantes de tapetes tentam incorporar símbolos e técnicas que se acredita ter poderes protetores. Os motivos também são influenciados por crenças pré-islâmicas, espiritualidade e magia. Símbolos de fertilidade podem ser encontrados para refletir preocupações pessoais femininas, daquelas que fabricam o tapete. O tapete de tecelagem é um ato pensado para transpor as esperanças, desejos e medos em expressões individuais e em movimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível