Como saber a idade de móveis pelos pés

Escrito por alex burke | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber a idade de móveis pelos pés
Móvel de madeira (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cada elemento em um móvel pode revelar algo sobre sua origem, mas um exame detalhado dos pés é só o que é preciso para dar a especialistas uma ideia sobre sua idade. A determinação da idade começa pela verificação do material dos pés. Pés de metal começaram a ser utilizados no começo da era industrial - na metade do século 19 - e têm um uso bem documentado. A verificação da idade de um móvel pelos pés de madeira, porém, é desafiadora por conta de seu longo histórico de uso.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Câmera digital (opcional)
  • Acesso a uma biblioteca ou livraria
  • Paquímetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Identifique o estilo dos pés. Tire fotos deles pés para comparações mais fáceis enquanto fizer a pesquisa. Verifique o design dos pés em relação a guias e imagens encontrados em muitos livros de móveis que detalham as histórias, os estilos e as eras do design de móveis. Note o período em que se encaixam os pés - por exemplo, os móveis originais Arts and Crafts foram criados entre 1837 e 1901 e móveis Queen Anne se originaram em 1700 e continuaram a ser feitos até 1714 na Inglaterra, mas foram feitos nos EUA até mais ou menos 1727.

  2. 2

    Procure detalhes nos pés que deem suporte à identificação da época de fabricação ou que o móvel foi feito como cópia em uma data posterior. Examine os pés com cuidado e perceba como os pés estão acoplados ao resto do móvel (pinos, pregos, parafusos, metal, madeira), quaisquer marcas de ferramentas que estejam presentes, o tamanho e formato dos pés e a condição deles.

  3. 3

    Parafusos com cabeças chatas eram usadas antes de 1840. Parafusos com linhas iguais e pontas agudas são novos. Pinos de madeira achatados são provavelmente novos - esses pinos acabam escapando da superfície da madeira com o tempo devido à perda de tamanho. Grampos, grandes ou pequenos, são relativas novidades na fabricação de móveis e não eram usados até o século 20.

  4. 4

    Olhe para o formato dos pés e verifique a uniformidade dos deles em comparação aos outros. Os pés mudam de formato devido à diminuição do tamanho da madeira com o tempo. Esse encolhimento não acontece de maneira uniforme. Pés que não são iguais e, particularmente, pernas curvadas que dão sinais de entortamento indicam madeira naturalmente envelhecida. Use paquímetros externos para verificar esse entortamento visual. Paquímetros são ferramentas feitas para a medição de distâncias entre lados opostos de um objeto. Usados em pés de madeira, eles podem verificar mudanças e o entortamento da madeira.

  5. 5

    Verifique a condição geral da madeira do pé. A madeira tem uma história visual que não pode ser falseada devido ao envelhecimento natural. Quando os móveis ficam por longos períodos contra uma parede em uma direção e o sol em outro, a madeira deve descolorir de acordo com esse padrão. Portanto, a cor dos pés pode variar de lado a lado. Peças mais antigas mostrarão sinais de uso não-uniformes - desgaste nos pés de chutes e choques, possíveis danos por água de enchentes ou pátina devido ao desgaste da tinta ou manchas.

  6. 6

    Verifique a condição das extremidades ao redor do topo do pé (se possível) para saber como a madeira foi cortada. Madeiras antes da introdução da serra circular eram cortadas à mão e mostrarão marcas de serragem retas e, talvez, mais pontas, enquanto cortes com serra circular mostram um corte circular e tendem a ser suaves. Há controvérsia a respeito da invenção da serra circular. Seu uso pode ser datado dos anos 1770 na Europa até mais ou menos 1813 nos EUA.

  7. 7

    Tome nota do acúmulo de sujeira no encontro do pé com o resto do móvel. Isso é difícil de duplicar ou remover e indica que é uma peça mais antiga e não falsa ou cópia.

Dicas & Advertências

  • Alguns estilos de móveis são redescobertos depois de um tempo e podem não ser tão antigos quanto parecem. Por exemplo, na virada do século 18, os franceses começaram a fazer móveis chamados Império. Estes móveis, na verdade, são um renascimento de estilos egípcios (muito) anteriores de móveis (muitos milhares de anos mais velho). Os móveis do século 18 são antigos. Os originais egípcios seriam artefatos e tesouros arqueológicos.
  • Estude a história das técnicas de construção para obter um grau de habilidade maior. Tenha em mãos uma linha de tempo da história das eras e estilos de móveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível