Ideias de design para casa inspiradas em casas de chá japonesas

Escrito por jane schmidt | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de design para casa inspiradas em casas de chá japonesas
Traga a beleza e a tradição de uma casa de chá japonesa para a sua casa (Japanese teapot and cups image by koi88 from Fotolia.com)

Ao pisar em uma casa de chá japonesa, você entra em um mundo de ricas tradições históricas, rituais cuidadosos e um lindo design minimalista. Não é nenhuma surpresa que as pessoas queiram trazer elementos das casas de chá japonesas para a decoração de suas próprias casas. Criar uma sala de chá em estilo japonês proporciona um oásis de tranquilidade. Mesmo se você não tiver um quarto inteiro para dedicar a esse estilo, trazer alguns elementos dele para uma sala de estar ou quarto ajuda a transmitir o estilo tranquilo de uma casa de chá japonesa.

Outras pessoas estão lendo

Paredes e piso

Casas de chá japonesas têm pisos tradicionais de tatame feitos de painéis de palha trançada e prensada. Já que é difícil instalar pisos tradicionais de tatame em uma casa brasileira, escolha um piso que imite a estética do tatame. Pisos de madeira clara funcionam bem. Em pisos de carpete, um tapete feito de bambu ou vime com uma borda de tecido escuro ajuda a criar a ambiência austera necessária para uma boa casa de chá. Suas paredes também devem ser de cor clara para criar o efeito de papel de arroz e de um espaço iluminado e contemplativo. Objetos de madeira escura trazem um elemento rústico e natural ao design do cômodo.

Mobília

As casas de chá japonesas têm uma mesa baixa e quadrada no centro do cômodo. A mesa deve estar a uma altura em que o tampo seja facilmente acessível quando você estiver sentado sobre os calcanhares com as pernas dobradas sob o corpo, como é o costume tradicional japonês. Você não precisa de nenhum tipo de cadeira, já que tudo é concentrado no chão. Em vez disso, disponha grandes almofadas em volta dos quatro lados da mesa como assentos. O contraste entre claro e escuro é um conceito importante no design japonês; então, escolha uma mesa feita de madeira escura para contrastar com as cores claras no resto do cômodo.

Acessórios

As casas de chá japonesas têm uma alcova na parede, onde flores, pergaminhos e artefatos são exibidos em destaque. Se você não tiver uma alcova embutida, uma janela saliente, prateleira ou armário de parede sem portas são ótimas maneiras de exibir estes acessórios. O ikebana é o estilo minimalista do design floral japonês, e a maior parte das casas de chá apresenta esses arranjos na alcova. Se você não conseguir encontrar arranjos ikebana verdadeiros, um vaso de orquídeas altas e finas criará o mesmo efeito. Você pode encontrar imagens com caligrafia japonesa ou quadros japoneses tradicionais em qualquer loja de design para conseguir o efeito de um pergaminho japonês tradicional. Para obter autenticidade adicional, mude seus acessórios periodicamente para refletir as estações do ano.

Considerações sobre o cômodo

A maior parte das casas de chá japonesas é cercada por um jardim tradicional. Se sua sala de chá não tiver uma porta que dê para o exterior, crie uma atmosfera de jardim perto de uma janela clara e ensolarada com plantas em vasos. Casas de chá são silenciosas e tranquilas, então, escolha seu cômodo adequadamente. A maior parte das casas brasileiras não tem portas de correr feitas de papel de arroz como uma verdadeira casa de chá japonesa, mas um bom substituto é um divisor de quartos ou uma tela feita de material natural. Coloque-a na frente da porta, de forma que você sinta uma atmosfera de casa de chá japonesa assim que entrar no cômodo. Sempre tire os sapatos antes de entrar, já que esse é um costume japonês importante.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível