Ideias, exemplos e dicas para cartas de recomendação

Escrito por leyla norman Google | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias, exemplos e dicas para cartas de recomendação
Quando estiver recomendando um estudante ou funcionário, liste as qualificações da pessoa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Se você está escrevendo uma carta de recomendação para uma bolsa de estudo, um estágio ou para ingresso na pós-graduação, ela deve conter vários requisitos básicos. A carta deve passar ao destinatário confiança de que a pessoa a qual ela está se referindo tem a experiência necessária para executar bem o trabalho, é digna de admissão para uma universidade ou para receber um prêmio. No entanto, as informações específicas geralmente incluídas nessas cartas variam conforme o objetivo. (Veja a referência 1).

Outras pessoas estão lendo

Empregadores

Quando estiver escrevendo uma carta de recomendação para um empregador, inclua informações sobre o emprego anterior da pessoa na empresa, suas responsabilidades no trabalho e suas qualidades (lealdade, confiabilidade, capacidade de trabalhar de maneira independente e em equipe, por exemplo). (Veja a referência 1). Inclua, além disso, qualquer prêmio ou reconhecimento profissional ganho durante o período em que a pessoa trabalhou na empresa.

Acadêmico

Cartas de recomendação acadêmicas muitas vezes têm de ser enviadas diretamente para a comissão ou banca de avaliação. Confidencialidade, normalmente, é necessária. Ao escrever a carta, pense em sua experiência em ter a pessoa como aluno. Peça ao indivíduo uma cópia de seu histórico escolar e de seu currículo, e peça que seja informado sobre sobre suas aspirações, prêmios recebidos e outros dados relevantes. (Veja a referência 2). Inclua informações sobre seu desempenho acadêmico, sua integridade e dedicação ao trabalho, assim como capacidade de trabalho em equipe e individual. Outra opção é pedir ao aluno para elaborar sua própria carta de recomendação e, em seguida, analisar e assiná-la.

Introdução

Na introdução da carta de recomendação, mencione sua posição profissional e explique como você está conectado ao requerente. Diga quanto há quanto tempo conhece o candidato. Inclua também um resumo sobre como você se sente em relação ao candidato. Você pode escrever, por exemplo, "Eu sou o Dr. João da Silva, professor de Arqueologia da Universidade XYZ em Cidade X, Estado Y. Estou escrevendo uma carta de recomendação para José de Sousa, um dos meus mais talentosos alunos nos últimos dois anos, para a concessão da Bolsa Juventude". (Veja a referência 1). Inclua informações sobre como você compara o aluno com os demais. Você também pode contar sobre sua experiência como professor, há quantos anos leciona e quanto alunos já teve. (Veja a referência 2).

Corpo da carta

O corpo da sua carta de recomendação deve separar cada qualidade do candidato em um parágrafo diferente. Escreva exemplos específicos de como você viu a pessoa demonstrar suas qualidades e habilidades. Você pode escrever, por exemplo, quando estiver discutindo a qualidade de persistência do candidato: "João compareceu em todas as sessões de tutoria para assegurar seu completo entendimento de todas as lições, e ele conseguiu ganhar um A, um de apenas cinco pessoas em uma classe de 40 alunos a fazê-lo". Escreva apenas dois ou três parágrafos para essa seção. (Veja a referência 1). Inclua críticas claras juntamente com pontos fortes. Por exemplo, você pode escrever: "João é muito persistente, e algumas vezes isso se torna pura teimosia. No entanto, ele é geralmente calmo e alegre em seu trabalho". (Veja a referência 2). Se você tiver uma amizade com a pessoa envolvida, inclua essa informação no corpo do texto. (Consulte a referência 3).

Conclusão

Resuma as qualificações da pessoa e adicione outros comentários importantes. Deixe claro que você acredita que o candidato é digno para receber a bolsa ou admissão, e que é a pessoa certa para o trabalho. Forneça suas informações de contato e assine a carta. (Veja a referência 1).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível