Ideias de lazer para tetraplégicos

Escrito por alana armstrong | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de lazer para tetraplégicos
Corridas de cadeira de rodas ou passeios de resistência ainda são possíveis para algumas pessoas com tetraplegia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma lesão na medula espinhal não precisa atrapalhar uma vida social saudável. Os tetraplégicos podem estar em cadeira de rodas, mas ainda há muitas atividades de lazer disponíveis para eles. Com o auxílio de um equipamento modificado e um pouco de ajuda, os tetraplégicos podem permanecer ativos durante todo o ano.

Outras pessoas estão lendo

Tetraplegia C1 a C4

Lesões acima do nível C4 resultam no mínimo de controle do corpo e este é isolado a partir dos ombros para cima. Muitas vezes, esse nível de tetraplegia exige um ventilador ou implante elétrico para ajudar a pessoa com a respiração, bem como uma cadeira motorizada. A recreação ao ar livre para uma pessoa com tetraplegia C1 a C4 pode incluir passeios pela natureza junto a caminhos acessíveis para cadeiras de rodas, observação de pássaros ou desfrutar de um barco ou iate. Os vídeo games também são uma atividade popular, pois com uma adaptação porta-voz "sip/puff", que é compatível com a maioria dos sistemas de jogos caseiros, o jogador tem todas as funcionalidades de um console de oito botões.

Tetraplegia C5

As tetraplegias C5 são frequentemente caracterizadas pelo controle do ombro e do bíceps, mas pouco ou nenhum controle do pulso ou da mão. Com o uso de equipamentos modificados, como um taco de sinuca acionado por mola ou um suporte de cartão diferenciado, aqueles com nível C5 de tetraplegia podem desfrutar de praticamente qualquer jogo de salão. Caminhadas curtas ao longo de caminhos acessíveis para cadeiras de rodas podem ser feitas com uma cadeira manual. Para exercitar-se e manter a força, podem ser realizados exercícios com pesos livres ou uma máquina de ciclo manual durante todo o ano.

Tetraplegia C6

As lesões do nível C6 geralmente preservam o controle do pulso, mas não o controle completo da mão. Os passeios ao ar livre a este nível podem ser mais independentes e o lazer na natureza ainda pode ser expandido para incluir a fotografia, remar em uma canoa ou caiaque e acampar durante a noite. Entre as atividades de grupo, é possível jogar boliche com uma bola que possa ser jogada com a ajuda de um cabo retrátil que elimina a necessidade de controle completo da mão. No entanto, o lawn bows utiliza bolas muito mais leves, facilitando a prática sem a ajuda de equipamento modificado.

Tetraplegia C7 a C8

As pessoas com lesões a nível C7 ou C8 podem ter o controle avançado de sua parte superior do corpo, mas não conseguem controlar completamente as mãos e os dedos. Atividades recreativas mais agressivas, como rugby, corrida de atletismo ou natação, são muito mais viáveis nesse nível de tetraplegia. O ciclismo de longa distância pode ser feito em uma cadeira de rodas esportiva ou com uma bicicleta controlada pelas mãos. Golfe, pesca e caça requerem equipamentos de adaptação, mas podem ser praticadas igualmente ao lado de companheiros deficientes e não deficientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível