Ideias de letras para logotipos

Escrito por daniel pearson | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de letras para logotipos
Crie um logotipo atraente para sua empresa (logo image by Juliane from Fotolia.com)

Uma das primeiras coisas que é preciso considerar, depois de escrever seu plano de negócios, ao montar sua empresa, é a criação de um logotipo. Ele é a identidade da marca, é o que as pessoas vão ver, reconhecer e associar com seu produto ou serviço. Ao desenvolvê-lo, há vários pontos que se deve ter em mente, especialmente quando se trata do tipo específico de letra que será usado.

Outras pessoas estão lendo

Verifique se a fonte escolhida é legível

Muitos empresários, enquanto repassam as ideias de modelos para seu logotipo, tendem a escolher uma fonte que parece ser boa ao invés de uma que reflete o ponto, a finalidade e a proposta de valor da empresa. De acordo com o site irlandês LogoDesignLove.com, quando escolher uma fonte, certifique-se de que ela será fácil de ler e claramente legível à distância (considere como seu logotipo pode aparecer no cartaz publicitário, ao lado do seu prédio ou em um automóvel da empresa). Além disso, certifique-se de que as formas e as letras que estão sendo usadas são distinguíveis uma da outra, principalmente de longe.

Logotipos não precisam refletir exatamente o que sua empresa faz

Como exemplo, de acordo com o site irlandês LogoDesignLove.com, as logos de restaurante não precisam mostrar comidas, os dentistas não precisam mostrar dentes e um logotipo para uma empresa de mudanças não precisa mostrar dois rapazes carregando móveis. Só porque uma imagem é relevante para o negócio, não significa que tenha necessidade de aparecer no logotipo da empresa. Um exemplo é aquele utilizado pela BMW, não é um carro, mas sim um símbolo que é reconhecido por ser um item de alto valor.

Logotipos simples ajudam a estabelecer o reconhecimento da marca

Criar seu logotipo com um modelo simples e básico, permite a flexibilidade do uso e tamanho. O ideal é que, seja qual for a fonte escolhida, a logo não deve perder nenhum detalhe quando medir cerca de 2,5 cm de tamanho. Considere a utilizada pela FedEx (empresa americana de correios), é pequena, distinguível e fácil de reconhecer, não importa quão grande ou pequena ela apareça, em cartazes ou na lateral de um edifício.

Logotipos de texto

De acordo com o site LogoDesignLove.com - um site irlandês, que se concentra na discussão da concepção e aplicação de logotipos para uso em negócios - é preciso lembrar que, mesmo em sua forma mais pura, as palavras são imagens. O tipo de fonte usada deve transmitir poder, força, austeridade e elegância, ou movimento. Como exemplo de um grande logotipo de texto é a Coca-Cola. É simples e elegante, no entanto, não indica diretamente o que a empresa vende.

Logotipos de símbolos

Caso decida usar um símbolo para o logotipo de sua empresa, é preciso verificar se a imagem transmite uma representação real ou abstrata de seu negócio, de acordo com o site InstantShift.com. Logos com apenas símbolos são menos diretos do que com texto puro, pois a imagem deixa um certo grau de abertura para a interpretação do que sua empresa oferece. Um exemplo é o símbolo de certo da Nike. Indiscutivelmente, não há nada sobre o projeto desse logotipo que reflita os produtos, serviços, proposta de valor ou até mesmo o que a empresa está tentando vender. No entanto, graças a uma publicidade e campanha de marketing brilhante, muitas pessoas em todo o mundo veem o símbolo da Nike e sabem instantaneamente qual marca ele representa.

Ideias de fontes para logotipos de letras

Nos dias de hoje, parece haver uma infindável variedade de fontes para escolher quando você está tentando decidir a respeito do logotipo da empresa. As três mais comuns nessa criação são: Serifa, que tem o que parece ser pequenos pés na parte inferior de cada letra, e inclui as fontes chamadas Times, Palatino e Garamond, elas são consideradas elegantes e tradicionais; Sans-serif - "sans" significa "sem", assim, essas são fontes que não têm os pequenos pés, as mais comuns são: Arial, Verdana, Tahoma e Helvetica, as quais são consideradas modernas e de aparência limpa; caligráficas ou cursivas, que incluem a Brush Script e Nuptial Script, essas são usadas principalmente para logos mais ornamentadas, talvez semelhantes a que é usada em muitos convites de casamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível