Ideias de peças teatrais sobre o nascimento de Cristo para pré-escolas

Escrito por angela castillo | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de peças teatrais sobre o nascimento de Cristo para pré-escolas
Uma peça teatral sobre o nascimento de Cristo é uma boa forma de ensinar às crianças da pré-escola (nativity image by Simon Amberly from Fotolia.com)

A história do nascimento de Cristo no Natal é central para a fé cristã. E é especialmente importante enfatizá-la durante as festividades, pois há um grande número de programas especiais protagonizados pelo Papai Noel e outros personagens tradicionais nesta data comemorativa; para equilibrar. Representar a natividade com as crianças em uma sala de aula e criar uma peça teatral para os pais e amigos é uma boa maneira de ensinar sobre o nascimento de Cristo, pois desta forma as crianças da pré-escola se lembrarão sempre.

Outras pessoas estão lendo

Personagens

Escolha crianças para interpretar os personagens: Maria, José, pastores, anjos e os três reis magos. É possível ter tantos anjinhos quantos quiser, mas é necessário haver um específico, que levará a boa notícia aos pastores. A pessoa que oferece hospedagem é um papel opcional, assim como as crianças vestidas de ovelha, vaca e burro.

Acessórios

Uma boneca enrolada em um cobertor funcionará bem como o menino Jesus. Qualquer caixa ou berço representará uma manjedoura ideal. Dependendo da idade das crianças com as quais estiver trabalhando, provavelmente, o cajado do pastor não será um bom adereço a ser incluso. Os três reis magos carregarão recipientes com ouro, incenso e mirra. Elabore esses itens, cobrindo caixas com papel alumínio e colando joias de plástico sobre elas. Se optar por não vestir as crianças como ovelhas ou outros animais, crie manualmente alguns deles, recortando e pintando papelão grosso em formatos de bichos e coloque-os em pé no chão.

Cenário

O palco pode ser tão simples ou elaborado quanto desejar. Construa o estábulo a partir de madeira serrada ou uma grande caixa de papelão. Como alternativa, coloque apenas Maria e José no centro do palco, ajoelhados junto à manjedoura. Na hipótese de querer que o cenário represente uma estalagem, você pode usar uma porta que já faça parte do palco, caso contrário, as crianças podem fingir bater em uma imaginária e o dono da estalagem deve simular abri-la.

Coral de anjos

Um coral de anjos é opcional na peça, mas ajuda a definir o ambiente. Ensine de três a quatro canções natalinas curtas às crianças do coral e solicite que um pai ou professor toque o piano ou violão para acompanhar. Boas escolhas de músicas são "Cristo nasceu em Belém", "Então é natal", "Noite feliz" e "O natal existe". O coro pode terminar cantando "Bate o sino". Faça com que as crianças cantem apenas um verso de cada composição musical.

Fantasias

Roupões e lençóis podem ser facilmente transformados em trajes de Maria, José e os pastores. Ainda mais criatividade pode ser aplicada na indumentária dos três reis, que podem ser exóticas e elaboradas. Brechós são boas opções para encontrar fantasias. Se desejar que as crianças se vistam como animais na peça, talvez você tenha que recrutar alguns pais com habilidades de costura para ajudar a elaborar as roupas ou comprá-las prontas.

Narrador

É melhor que um adulto seja o narrador, pois as sequências das cenas dependem de como a história é lida. Pode-se ler a história conforme a versão bíblica de Lucas ou então escrever sua própria maneira de contar, para ser mais fácil das crianças entenderem. O fator principal é manter a narrativa curta e simples.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível