Ideias para pintar o teto recuado

Escrito por dorian gray | Traduzido por sheila bratti
Ideias para pintar o teto recuado

Tetos recuados são uma forma de decorar um ambiente especial da sua casa

O teto recuado é um detalhe arquitetônico muito especial. Uma área do teto fica mais alta que o restante, geralmente formando um quadrado ou retângulo, ou ainda um polígono mais elaborado. Os tetos recuados ou com bandeja costumam decorar salas de jantar ou estar, além de quartos, para destacar o ambiente. Às vezes são acompanhados de uma luminária grande, ou contêm detalhes de moldura em gesso. Há várias estratégias que você pode usar para pintar seu teto recuado e cada uma delas criará efeitos bastante diferentes no seu cômodo.

Outras pessoas estão lendo

Combine com a cor da parede

Uma das estratégias mais comuns para pintar o teto é seguir essa regra simples: superfícies horizontais (teto) combinam entre si, e o mesmo vale para as verticais (paredes). Por exemplo, se você pintar suas paredes de verde musgo, deve pintar também os painéis verticais do teto recuado nessa mesma cor. Já o recuo em si deve combinar com o restante do teto do cômodo, que é geralmente branco. Dessa maneira você aumenta a parede e ao mesmo tempo destaca a abertura no teto.

Para fora

Nessa abordagem, você deve pintar todo o teto recuado de uma cor clara ou branco; enquanto o restante do teto do cômodo deve ser alguns tons mais escuro; e as paredes num tom ainda mais profundo. O ambiente ficará aconchegante e acolhedor, mas o teto irá quebrar um pouco esse efeito e parecer mais alto. Se você tiver uma luminária no teto, a luz irá refletir e se espalhar pelo cômodo.

Ressalte o teto

O teto recuado é um detalhe arquitetônico importante, por isso algumas pessoas optam por pintá-lo em um tom um pouco mais escuro que o restante do ambiente para que ele pareça ainda mais profundo. Cores frias como azul, verde e cinza são as melhores opções para isso, pois elas fazem com que os espaços aparentem estar ainda mais recuados. Lembre-se de que a cor do teto deve complementar a cor das paredes. Por exemplo, você pode escolher azul cerúleo para o interior do recuo do teto e chocolate para as paredes do cômodo.

Oportunidade artística

Essa opção não é indicada para todos, mas fazer um mural pode ser uma ótima solução para pintar seu teto recuado. Contrate um artista local para pintar uma cena histórica usando cores fortes, ou use folhas de ouro para criar desenhos requintados. Esse efeito ficará ótimo em uma sala de jantar ou um cômodo onde você recebe convidados.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media