×
Loading ...

Ideias de projetos de ciências para crianças sobre desastres naturais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Desenvolva modelos tridimensionais de desastres naturais para demonstrar às crianças os efeitos dramáticos na terra, vegetação, animais e pessoas. Os desastres naturais costumam ser imprevisíveis e estão além do controle humano. Ensinar às crianças sobre esses riscos e o que fazer quando se deparar com um desastre iminente as ajudará a educar suas famílias e outras pessoas no que diz respeito às formas de buscar abrigo e segurança.

Os projetos de ciência proporcionam entendimento dos perigos naturais (Volcano walk image by Emma Delmonte from Fotolia.com)

Vulcão

Modele o formato de um vulcão com argila ou faça uma maquete com papel machê, deixando o centro oco. Pinte o modelo de marrom e construa um cenário de residências ou floresta em torno do vulcão. Prepare uma receita para a erupção. John Seach, do site Volcano Live, utiliza fermento em pó, vinagre, água, detergente e corante alimentício para imitar a erupção de um vulcão.

Loading...

Tsunami ou maremoto

Construa um cenário de ilha tropical onde as árvores costeiras, bem como a vegetação, casas, carros e o comércio tenham sido devastados por uma onda gigante. Aplique espuma expansiva atóxica para criar o formato de uma grande onda varrendo a costa da ilha. Pinte o modelo com tons de azul para imitar a água.

Furacão e tornado

Construa a maquete de uma cidade com áreas comerciais e residenciais. Trace uma rota através do cenário, onde tudo está derrubado e com entulho espalhado pelas redondezas. Utilize espuma expansiva para fazer o formato de um tornado ou demonstrar o vento de um furacão. Acrescente tons de cinza, preto e um toque de azul aos redemoinhos para representar o drama e a força destes perigos naturais.

Incêndios

Demonstre os efeitos dos incêndios em áreas florestais e em propriedades comerciais e residenciais próximas construindo o modelo de um incêndio florestal. Pinte desenhos de chamas em vários pedaços de papelão e corte-os. Espalhe-os por todo o modelo. Aplique espuma expansiva atóxica na maquete para representar a fumaça e retoque com tinta cinza claro. Pinte a parte inferior da espuma com os mesmos tons de vermelho, laranja e amarelo utilizados nos desenhos no papelão para imitar o fogo.

Enchentes

Construa um modelo de vilarejo que foi inundado. Monte o cenário em um recipiente de plástico transparente, grande e retangular e encha-o com água até atingir o telhado das casas e os topos das árvores. Coloque pequenas canoas e dispositivos flutuantes caseiros, como câmaras de ar de pneus ou geladeiras, para demonstrar o quão devastadoras as enchentes são para as vítimas.

Seca

Construa um cenário desolador de um solo seco, com tom areia claro, que não possui mais nutrientes e cujas árvores e vegetação secaram. Faça uma indentação no chão para representar um curso d'água que secou.

Avalanche

Construa um modelo de papel machê de uma montanha coberta de neve com uma cidadezinha próxima à sua base. Aplique espuma expansiva na lateral da montanha para representar uma massa de neve que desmoronou na lateral dando origem a uma avalanche e ameaçando a cidade.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...