Mais
×

Ideias para projetos de uma janela passa-prato

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Janelas passa-prato são buracos na parede que permitem que se passem objetos por ela. Isso permite passar pratos e comidas de um ambiente para o outro, sem ter que dar a volta ao redor da parede. Elas costumam ser projetadas em um ambiente para dar um visual mais amplo sem ter que remover completamente uma parede ou um armário.

Janelas passa-prato podem ter formatos irregulares (Kitchen interior image by Loshkaryov Sergey from Fotolia.com)

Iluminação e visão

Janelas passa-prato costumam ser projetadas para providenciar passagem de luz e uma visão entre um ambiente e outro. Essas janelas costumam ser longas e largas. A melhor maneira de providenciar passagem de luz entre dois ambientes através de uma janela passa-prato é colocá-la paralela a uma janela externa, permitindo que a iluminação passe de um ambiente para outro. Essas janelas costumam ficar entre a cozinha e a sala de jantar ou de estar, são largas e permitem que as pessoas de um ambiente vejam e conversem com as de outro. Você também pode posicionar a televisão para que fique visível de ambos os ambientes.

Janelas externas

Uma janela externa pode funcionar como passa-prato também, colocando-se uma prateleira na parte externa. A janela pode abrir para um área de jantar externa ou uma varanda. Use o mesmo material para a prateleira e o balcão, providenciando uma transição leve entre os ambientes. Use cortinas para fechar a janela quando não estiver usando.

Janelas pequenas

Em espaços apertados, você pode usar uma pequena janela passa-prato para ter acesso entre dois ambientes e criar maior amplitude. Por exemplo, uma janela pequena próxima à escada pode dar para a cozinha, providenciando fácil acesso para pessoas com pressa. Em algumas casas, não é possível projetar uma cozinha integrada à sala pois existem paredes estruturais no caminho. Uma pequena janela passa-prato é uma boa opção nessas situações.

Janelas incomuns

A maioria das janelas passa-prato ficam em uma parede da cozinha, mas você não precisa se limitar à esse ambiente. Tente colocar uma janela dessas entre a banheira de hidromassagem do banheiro e o quarto. Isso vai permitir a passagem de iluminação proveniente da janela do quarto, assistir a televisão ou conversar com seu conjugue. Faça um janela incomum construindo com formatos diferentes dos tradicionais quadrado ou retângulo. Tente um formato oval ou algum padrão irregular para adicionar personalidade ao ambiente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article