Mais
×

Como identificar alergias a corantes de alimentos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Alergias a alimentos são um problema cada vez mais recorrente. Embora as alergias mais comuns sejam a castanhas e outros alimentos naturais, muitas pessoas reagem contra corantes usados nas comidas e nem sabem. Esse tipo de reação alérgica é mais difícil de se diagnosticar e, então, médicos classificam essa resposta imune como "intolerância a alimentos", ao invés de alergias. Se há a suspeita de que alguém tenha alergia a corantes em alimentos, os passos a seguir ajudarão a confirmar a hipótese.

Instruções

Certos corantes em alimentos causam alergias (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Reconheça as reações alérgicas típicas causadas por corantes em alimentos. Elas podem causar eczema ou prurido, erupções cutâneas, inchaço ou respiração dificultada. Alergias a esse elemento também podem causar asma.

  2. Entenda que alguns estudos relacionam a hiperatividade e sintomas de déficit de atenção à ingestão de corantes alimentares. A remoção desses componentes da dieta da criança pode, às vezes, resultar em uma personalidade mais calma.

  3. Retire alimentos processados e não naturais de sua dieta, ou seja, coma apenas tudo que for natural, como carnes, frutas e verduras. Se as reações alérgicas cessarem, então provavelmente se tem uma alergia a corantes de alimentos processados.

  4. Reduza o uso de cosméticos, já que muitos deles trazem corantes alimentares. Se a coceira desaparecer depois que se cessou o uso, então uma das maquiagens deve ter sido o problema.

  5. Limite o uso de fármacos, quando possível, já que muitos deles contêm corantes alimentares. Se um fármaco prescrito for estritamente necessário, pergunte se há produtos que não contenham corantes.

  6. Faça um teste de anticorpos IgG, para saber se há alguma alergia a alimentos. Apesar do teste não ser inteiramente conclusivo, ele deve apontar para a direção correta do diagnóstico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article