Como identificar cadeira de ferro fundido

Escrito por jane humphries | Traduzido por joana pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar cadeira de ferro fundido
Com alguns testes simples você pode identificar cadeiras de ferro fundido (garden chair image by Alison Bowden from Fotolia.com)

A popularidade de móveis de ferro atingiu o seu auge no século XIX. De acordo com a revista "Collectors Weekly", em meados da década de 1850 os fabricantes já produziam uma gama diversificada de produtos de ferro fundido para a família. Os itens mais populares eram cadeiras e bancos, devido à sua utilização em cemitérios. Existem muitas réplicas de cadeiras de ferro fundido que utilizam diferentes materiais, como o alumínio, mas alguns testes simples podem identificar o ferro fundido e descartar uma farsa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Imã
  • Lupa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pegue a cadeira e avalie o seu peso. O ferro fundido é extremamente pesado e difícil de movê-lo facilmente, ao passo que a réplica será mais leve. Se ele não for pesado, é improvável que seja de ferro fundido.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    Ferro fundido é mais pesado que a maioria dos materiais (scales image by dinostock from Fotolia.com)
  2. 2

    Coloque o ímã em cada parte da cadeira. O ferro vai atrair o ímã e vai descartar uma réplica de alumínio. Teste cada perna separadamente, no caso de eventuais substituições e, em seguida, passe para a base da cadeira e encosto.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    O imã vai ajudar a identificar o ferro fundido (magnet attracting dollar signs image by Steve Johnson from Fotolia.com)
  3. 3

    Passe a mão sobre a superfície da cadeira. As cadeiras de ferro fundido geralmente usam moldes de areia da construção civil, de modo que a superfície deve ser granulada. Verifique todas as superfícies com cuidado, especialmente aquelas que não são normalmente vistas, tais como a parte inferior da base da cadeira, caso a cadeira tenha apenas um efeito de pintura de ferro fundido.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    Uma superfície granulada ajuda a identificar ferro fundido (Sandy image by creation from Fotolia.com)
  4. 4

    Procure por sinais visíveis de ferrugem. As cadeiras de ferro fundido são propensas à ferrugem, devido à umidade interagindo com o ferro e a oxidação. Verifique sob os pés da cadeira, pois esta área é a mais propensa a receber maior exposição à humidade. Se a cadeira for excessivamente enferrujada, tenha muito cuidado, pois isso pode indicar que ela é feita de aço ou ferro forjado, que são menos resistentes à ferrugem do que o ferro fundido.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    Procure por pequenos sinais de ferrugem (rust image by hazel proudlove from Fotolia.com)
  5. 5

    Procure por bolhas de ar no ferro fundido. Verifique a superfície da cadeira de forma lenta por toda a parte, à procura de defeitos no metal; se necessário, use uma lupa. O ferro fundido tende a ter os defeitos de fabricação, tais como bolhas de ar, devido à natureza do processo de fundição propriamente dito.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    Defeitos de superfície são visíveis em ferro fundido (blue water drops image by T.Tulic from Fotolia.com)
  6. 6

    Procure por danos e verifique os efeitos de metais quebradiços. O ferro fundido é mais propenso a quebrar do que dobrar, por causa de seu teor de carbono, por isso é forte, mas frágil. Se você encontrar uma cadeira com dentes no metal, provavelmente é uma réplica e não de ferro fundido. Qualquer dano no metal que pareça que está totalmente quebrado é um sinal de identificação que a cadeira é provavelmente feita de ferro fundido.

    Como identificar cadeira de ferro fundido
    O ferro fundido quebrará ao invés de dobrar ou amassar (Crushed can image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Peça permissão para verificar a cadeira do vendedor.
  • Não tente levantar uma cadeira de ferro fundido se for muito pesada para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível