Mais
×

Como identificar se uma melancia está ruim

As melancias são abundantes durante a estação do verão. Esses grandes frutos são colhidos no auge da maturação. Depois de colher ou comprar uma melancia fresca, ela tem um prazo de validade limitado. Armazená-la além do prazo pode resultar em um fruto estragado. Por isso, conhecer os sinais de deterioração ajudará a determinar se a melancia pode ser consumida com segurança. Ingerir uma melancia estragada o coloca em risco de uma grave doença de origem alimentar.

Instruções

Uma melancia fresca tem um cheiro doce e exterior brilhante (Pamela Follett/Demand Media)
  1. Examine a melancia com cuidado. Procure por áreas de mofo ou manchas marrons-escuras ou pretas. Os pontos indicam que o fruto apodreceu e que deve ser descartado.

    Procure por manchas escuras ou sinais de bolor na superfície da fruta (Pamela Follett/Demand Media)
  2. Observe a fatia cortada da melancia. Inspecione-a de perto e procure por sinais de limo ou descoloração. Caso perceba qualquer um desses sinais que indicam o apodrecimento, jogue a melancia fora.

    Procure por sinais na parte interna do fruto (Pamela Follett/Demand Media)
  3. Cheire a melancia. Caso sinta um cheiro azedo ou estranho, jogue-a fora para evitar o risco de uma intoxicação alimentar.

    Cheire a melancia para verificar se ela não está podre (Pamela Follett/Demand Media)

Dicas

  • Armazene a melancia não lavada em temperatura ambiente e deixe-a amadurecer por até cinco dias. Armazene a melancia cortada na geladeira e coma-a dentro de três a quatro dias depois de cortada.

Aviso

  • Talvez não seja possível identificar se a melancia está estragada ao examinar, cheirar e experimentá-la. Caso ela tenha ficado armazenada por mais tempo do que o recomendado, jogue-a fora imediatamente para evitar o risco de uma intoxicação alimentar.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article