×
Loading ...

Como identificar moedas de ouro verdadeiras

Atualizado em 13 setembro, 2018

A chave para identificar moedas de ouro verdadeiras é a diferença de densidade entre diferentes metais. Em geral, o ouro é bem mais denso. Isso torna a falsificação praticamente impossível, uma vez que uma moeda com o volume correto não pesará o suficiente para ser ouro. O método descrito aqui para identificar moedas de ouro verdadeiras foi descoberto pelo matemático grego Arquimedes no ano 250 a.C., mas ainda é fácil e útil para descobrir se a moeda é verdadeira e feita de ouro puro ou de uma liga.

Instruções

Verifique se sua moeda de ouro é verdadeira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine se a moeda deve ter 22 ou 24 quilates. O ouro puro (24 quilates) é extremamente macio e pode ser danificado facilmente, então, a maioria das moedas é feita de ligas com outros metais. Existem algumas exceções, como a moeda americana de Buffalo. Para checar a composição, basta checar um catálogo de numismática, como os encontrados na internet em serviços de classificações de moedas (veja o link em Recursos).

    Loading...
  2. Preencha o recipiente graduado com água (uma proveta é ideal). Anote o volume exato de água no recipiente e introduza a moeda tomando cuidado para não espirrar água. Cheque o volume novamente e subtraia o valor inicial antes de a moeda ser inserida. Por exemplo, se tiver iniciado com 25 cm³ de água e agora houver 27 cm³, o volume da moeda será 27 - 25 = 2 cm³.

  3. Pese a moeda em uma balança de precisão. Como ela deve ter mais de 0,1 g,uma balança de precisão de laboratório é suficiente.

  4. Calcule a densidade da moeda. Ela é igual ao peso em gramas dividido pelo volume em centímetros cúbicos. Por exemplo, se o peso da moeda for de 38 g e o volume for de 2 cm³, a densidade será 39 / 2 = 19,59 g/cm³. Uma moeda de ouro puro possui densidade de 19,2 g/cm³, no caso de 24 quilates, ou 18,5 g/cm³, se for de 22 quilates. No nosso problema, a moeda provavelmente é de 24 quilates.

  5. Repita as medidas de volume, peso e densidade para aumentar a confiança de seu experimento. No entanto, não fique desapontado se errar um pouco nas primeiras tentativas de identificar ouro real. Se o cálculo resultar em uma densidade maior de 15 g/cm³, você provavelmente possui uma moeda de ouro verdadeira e precisa apenas praticar mais um pouco.

Loading...

Dicas

  • Para ter certeza absoluta de que uma moeda é real ou para obter um certificado, é preciso ir a um vendedor de moedas ou a um serviço de gradação profissional.

O que você precisa

  • Recipiente graduado
  • Balança de precisão
  • Calculadora

Recursos

Loading ...
Loading ...