Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças

Escrito por laura crawley | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
Um copo de vidro com um bojo, caule e pé é conhecido como taça (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

"Taça" é um termo geral para os copos que têm um bojo (copo), caule e pé. As taças de vinho são o tipo mais comum, e vinho e champanhe devem ser sempre servidos em uma taça de vidro. As taças também são usadas para servir bebidas como conhaque, alguns coquetéis, bebidas de sobremesa após o jantar, água e suco. Cada tipo de taça tem a forma e tamanho ideal para cada tipo de bebida. Com um pouco de conhecimento, você vai ser capaz de combinar as bebidas com as taças ideais.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure livros e sites que falem sobre diferentes tipos de taças. Essas fontes tendem a lidar principalmente com vinho, artigos de vidro ou até mesmo etiqueta. Em fontes que tratem de etiqueta, verifique as seções sobre a organização da mesa de jantar, ou, em guias de etiqueta mais velhos, a seção sobre enxoval de noiva.

  2. 2

    Use a taça apropriada para o vinho que você está servindo. A temperatura é fundamental na determinação da taça de vinho a ser utilizada. Taças de vinho branco têm copos e bocas (bordas) mais estreitos do que as taças para vinho tinto. A boca estreita mantém o vinho fresco, uma vez que o protege do ar. As taças para vinho tinto têm bocas mais largas que permitem a exalação do aroma e o aquecimento do vinho com o ar.

    Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
    As taças de vinho tinto têm bocas largas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. 3

    Sirva champanhe em taças em forma de flauta. As taças de champanhe são um pouco mais estreitas do que as de vinho branco, e a forma de flauta não só mantém a bebida fresca, mas preserva as bolhas no champanhe, dando-lhes menos espaço para fugir para o ar.

    Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
    As taças de champanhe são estreitas para preservar as bolhas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  4. 4

    Após o jantar, sirva conhaque em um tipo de taça conhecido como "snifter". Essas taças são maiores do que as de vinho, com hastes curtas e copos largos. O copo grande da taça permite que a pessoa que esteja bebendo possa girar o conhaque — sempre servido em uma pequena quantidade. O movimento giratório libera o aroma da bebida e a haste curta da taça permite que o calor da mão aqueça o conhaque.

    Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
    Servir conhaque em uma taça larga permite que a bebida solte seu aroma (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)
  5. 5

    Sirva licores, aguardentes e vinhos de sobremesa, como o porto e xerez, em pequenas taças. Como essas são todas bebidas fortes ​​e doces, elas não são servidas em grandes quantidades. O tamanho pequeno da taça também ajuda a pessoa a saborear a bebida na parte de trás da boca.

    Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
    Sirva bebidas doces após o jantar em pequeno cálices (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  6. 6

    Sirva outras bebidas em taças também. Por exemplo, alguns drinques, como o martini, são, muitas vezes, servidos em taças com haste curta e copo triangular. Essas taças podem ser usadas para água, chá ou suco gelado. Além disso, as taças para café também possuem hastes curtas e podem ser usadas para servir bebidas de sobremesa contendo licor, como o café irlandês.

    Como identificar tipos, formas e tamanhos de taças
    O café irlandês é servido em taças com hastes (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível