Mais
×

Como impedir que a borda do ponto stockinette enrole

O ponto stockinette é um dos mais fáceis e comumente usados no tricô. Para um tricô reto, este é feito tricotando todos os pontos para o lado certo do trabalho e depois fazer o ponto reverso. Já no tricô circular, ele é conseguido tricotando cada ponto. Este ponto curva naturalmente ao longo de suas bordas horizontais e verticais. Uma maneira de impedir que as bordas se enrolem é tricotar uma borda ou ponto reto ao redor do ponto stockinette. Aprenda a impedir que a borda enrole em um cachecol utilizando uma borda com ponto arroz. O ponto liga, nervura ou uma grande variedade de padrões de pontos podem ser utilizados como alternativa ao ponto arroz e o mesmo método pode ser aplicado a qualquer projeto de tricô.

Instruções

Tricô (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Lance o número de pontos necessários para o seu cachecol. Para determinar quantos pontos lançar, tricote uma amostra para medir, conte o número de pontos a cada dois centímetros e meio e multiplique o fator pela largura do cachecol. Se o número for ímpar, arredonde pra cima para o próximo número redondo.

  2. Tricote de cinco a dez linhas de ponto arroz. Para fazer isso, tricote um ponto, faça o ponto reverso (K1, P1) e repita até o fim da fileira. Faça esse procedimento para cada uma das fileiras de ponto arroz.

  3. Na próxima fileira, tricote de cinco a dez pontos de borda no ponto arroz. Escolha um número perto de cinco para um ponto mais fechado (isto é, fazer meia do lado direito e tricô do lado avesso do trabalho) até que restem de cinco a dez na agulha. Tricote os pontos remanescentes com ponto arroz.

  4. Repita o terceiro passo, tricotando o ponto agulha nas bordas ao lado do ponto stockinette até que o cachecol tenha uma extensão um pouco menor do que você desejava.

  5. Tricote as últimas cinco ou dez fileiras com ponto arroz. Arremate as pontas dos fios.

  6. Se seu cachecol é de fibras naturais, estique-o. Coloque o cachecol de molho em água fria e esprema com cuidado o excesso de água.

  7. Estenda o cachecol sobre a toalha de banho e alfinete ao longo das quatro pontas para que fique plano. Dobre a toalha sobre o cachecol e deixe reto até que esteja completamente seco. Quando remover os alfinetes, o cachecol deve continuar reto e as bordas sem enrolar.

Dicas

  • Às vezes é possível acrescentar uma borda ao ponto stockinette que já está finalizado. Desenrole as bordas do tecido e pegue os pontos ao longo da barra. Tricote esses pontos em qualquer ponto firme que não enrole para finalizar o tricô. Use uma cor de fio contrastante para criar um visual atraente.
  • Alguns padrões de pontos que não enrolam e também estabilizarão a borda ao redor do ponto meia incluem: ponto liga, nervura, areia, cesta e horizontais.

O que você precisa

  • Agulhas de tricô
  • Fio de lã
  • Tesoura
  • Agulha para fio
  • Toalha de banho grossa
  • Alfinetes inoxidáveis
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article