A importância dos brinquedos na alfabetização

Escrito por sampson quain | Traduzido por bruno robson ribeiro dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância dos brinquedos na alfabetização
Blocos de letras ajudam as crianças a decorarem o alfabeto (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

A partir do momento que um bebê nasce, os pais são instruídos a observar os marcos de seu desenvolvimento, como a primeira vez que ele se senta, começa a engatinhar e inicia os primeiros passos. Igualmente importante é a evolução das habilidades de comunicação da criança, que podem ser estimuladas através de brinquedos educativos que oferecem uma variedade de estímulos intelectuais para ajudá-la a desenvolver as aptidões da leitura e escrita.

Outras pessoas estão lendo

Ensine o alfabeto e os números

O tipo certo de brinquedo pode ajudar as crianças a desenvolverem seu conhecimento do alfabetos e dos números, que são a base da leitura e escrita. Construir blocos com letras e números com cores diferentes é uma das formas mais divertidas e eficazes de ensiná-los às crianças, além de iniciar o processo de identificação das cores. Conforme crescem e começam a andar, os bebês aprendem a associar letras e números a palavras, o que também ajudará suas habilidades motoras, pois eles começam a segurar e trocar os blocos de lugar.

Incentive a imaginação

Brincar com tipos específicos de brinquedos pode ajudar a desenvolver a imaginação da criança e abrir sua mente para o processo de descoberta e aprendizagem. Para os meninos, trenzinhos e maquetes os ajudam a criar personagens e situações imaginárias. Para as meninas, bonecas, casinhas, bichos de pelúcia e utensílios de cozinha permitem que elas criem cenários variados, desenvolvendo suas imaginações. Para ambos os sexos, a liberdade criativa é uma qualidade que também pode ser usada quando estiverem lendo ou escutando uma história.

Melhore as habilidades de escuta

Uma das formas pelas quais crianças pequenas aprender a ler é ouvindo palavras e sons. Quando ainda são bebês, elas são geralmente expostas a estímulos sonoros, normalmente originários de brinquedos, como máquinas que tocam canções de ninar, livros com vozes gravadas, chocalhos e instrumentos como pianos, guitarras e trompetes. Esses tipos de brinquedos envolvem a atenção da criança e refinam a audição, que é um componente importante para no aprendizado da leitura e escrita.

Melhore a memorização

Uma das características de desenvolvimento infantil é a capacidade de reter informações e recuperá-las em uma data posterior. A memória é um aspecto fundamental para a aprendizagem; sem a capacidade de lembrar o que aprenderam, as crianças irão lutar para adquirir o conhecimento da leitura e escrita. Brinquedos que estimulam a memorização incluem quebra-cabeças, jogo da memória e cartões que associem imagens e palavras. Nessa idade, os quebra-cabeças devem ser grandes e simples -- de seis a 12 peças. As crianças precisarão de ajuda nas primeiras vezes que forem brincar, mas com o auxílio da imagem na caixa impressa na caixa do brinquedo, elas começarão a se lembrar dos locais onde as peças devem ser encaixadas rapidamente. Cartões com desenhos também são eficazes, pois eles combinam imagem com palavra, desenvolvendo a memória cognitiva dos pequenos e suas habilidades de memorização ao mesmo tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível