Como importar uma malha do Maya no Photoshop

Escrito por daniel ketchum | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como importar uma malha do Maya no Photoshop
Malha 3D (wireframe spheres image by pdtnc from Fotolia.com)

O Maya é um dos melhores programas de modelagem em 3D e animação do mundo. Ele é usado em diversos projetos diferentes, desde filmes e programas televisivos a videogames. Contudo, ele também é muito usado na integração de conteúdo e personagens 3D em gráficos 2D, como anúncios e posteres.

No passado, isso simplesmente significava renderizar imagens 2D a partir de uma cena do Maya e depois abri-las em um editor de gráficos, como o Photoshop. Porém, com a introdução da versão Photoshop CS3 Extended, pela Adobe Corporation, tornou-se possível exportar modelos do Maya e, depois, importá-los no Photoshop. O processo é bastante simples, apesar de ser necessário ter o plugin ColladaMaya instalado para que possa funcionar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Abra o Maya. Selecione "Window" (Janela) no menu, "Settings/Preferences" (Configurações/Preferências) e abra o "Plug-in Manager" (Gerenciador de Plugins). Estarão disponíveis vários plugins para se escolher. Clique na caixa de seleção "Loaded" (Carregado). Agora será possível exportar no formato Collada.

  2. 2

    Selecione "File" (Arquivo) e clique em "Open" (Abrir) para abrir o modelo de projeto no qual está trabalhando.

  3. 3

    Selecione "File" (Arquivo) e clique em "Export" (Exportar). Na caixa de diálogo, escolha o tipo de arquivo "Collada", os recursos que deseja incluir e clique em "Export" (Exportar).

  4. 4

    Abra o Photoshop CS3 Extended. Selecione "File" (Arquivo) no menu e clique em "Open" (Abrir). Na caixa de diálogo, navegue até o arquivo de modelo Collada 3D recém-exportado do Maya e abra-o. Você verá que o próprio modelo de malha de polígonos, assim como as texturas ou mapas de relevo, foram importados e inseridos na tela de trabalho.

  5. 5

    Utilize as ferramentas de modelo 3D no topo da interface para posicionar e rotacionar o modelo na visualização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível