O que é impressão flexográfica?

Escrito por laurie reeves Google | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é impressão flexográfica?
O processo flexográfico é similar ao litográfico (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Uma tipografia que utiliza o método em relevo de impressão, a flexografia, pode imprimir papeis de parede, materiais de embalagem, etiquetas e envelopes. É chamada de "flexo" na indústria. Devido à utilização de uma placa em relevo flexível no processo de impressão, a impressora flexográfica pode imprimir sobre múltiplas superfícies, como celofane, plástico, filmes metálicos, papel e até mesmo papelão corrugado. Embalagens de produtos, por exemplo, são impressas utilizando a impressão flexográfica antes da montagem.

Outras pessoas estão lendo

História

A primeira impressão flexográfica recebeu uma patente em 1890 na Inglaterra; ela foi apelidada de "Bibby's Folly" (Loucura de Bibby) em homenagem a um de seus inventores de Bibby, Baron e Sons, porque as tintas à base de água que ele utilizava manchavam facilmente e resultavam em cópias de má qualidade. A impressão flexográfica foi primeiramente chamada de impressão em anilina, devido a um óleo utilizado como ingrediente na tinta. Avanços nos processos químicos da tinta tornaram o processo flexográfico uma escolha excelente para impressões sobre superfícies finas, como o celofane utilizado em etiquetas claras e embalagens.

Flexografia

Como uma forma de impressão em relevo, a flexografia utiliza um prato de impressão semelhante ao utilizado para a impressão em offset. O prato flexo é um relevo 3-D, ao invés de uma placa plana e é feito de borracha. O prato em relevo transfere diretamente a imagem ao material que está sendo criado, ao invés de transferi-la a um rolo de borracha, como na impressão em offset. Uma variedade de rolos distribuem a tinta sobre o prato em relevo. O material a ser impresso é trançado através de uma série de quatro cilindros de cada cor, o rolo-fonte, rolo anilox, o prato em relevo e o rolo de impressão, que empurram o meio de impressão contra o prato em relevo.

Tintas e cores

Assim como na offset, cada cor na peça impressa finalizada requer a sua própria placa na impressora flexográfica. A cor é aplicada uma de cada vez. As cores individuais às vezes são combinadas para formar outras cores. As impressoras flexográficas podem usar até seis cores, incluindo o preto. As tintas usadas possuem baixa viscosidade; elas espalham-se facilmente e secam rapidamente. A maioria das tintas é à base de água e seca quando evaporada, ou são tintas ultravioletas curáveis, que são curadas com a luz. Tintas especiais solidificam sobre as superfícies impressas quando os solventes são removidos com calor, a não ser que as tintas ultravioleta curáveis sejam utilizadas.

Meios de impressão

Devido à utilização de uma placa flexível no processo flexográfico, diversos meios de impressão podem ser utilizados nesse processo. Outros meios incluem sacolas de plástico e papel, recipientes de leite e outras bebidas, fitas adesivas e embrulhos de alimentos e doces. Após a impressão das embalagens e recipientes, esses objetos vão a uma área separada para a montagem. Alguns fabricantes incluem uma impressora flexográfica nos seus processos de embalagem, ao invés de mandar os itens para serem impressos em outros lugares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível