Indicadores de nível em um tanque líquido

Escrito por saifuddin abdullah | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Indicadores de nível em um tanque líquido
Indicadores de nível de líquido são usados em aplicações comerciais e domésticas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os indicadores de nível são usados para indicar o nível de líquido no interior da capacidade de armazenamento. Esta capacidade pode ser um cilindro, recipiente ou tanque usados para aplicação comercial ou doméstica. A indicação do nível de líquido dentro do tanque pode ser avaliada através de diferentes técnicas, cada uma empregando uma categoria diferente do indicador. Esses indicadores operam ao longo das paredes do tanque ou flutuando na superfície do líquido contido.

Outras pessoas estão lendo

Indicadores mecânicos fixos

Os indicadores mecânicos fixos operam medindo o nível de água dentro do tanque. Eles empregam um fita métrica com duas extremidades abertas. Uma delas permanece fixa dentro de um invólucro na parte superior da parede do tanque, enquanto a outra flutua na superfície do líquido com a ajuda de um material oco. Dessa maneira, a extremidade flutuante sobe e desce com o nível do líquido (superfície) e as leituras são tomadas manualmente. Da mesma forma, quando o tanque se enche, ela enrola completamente de volta para o invólucro fixo. Esse tipo de indicador de nível é geralmente usado em tanques de água domésticos e recipientes grandes.

Indicadores eletrônicos fixos

Estes tipos de indicadores funcionam ao longo de impulsos de tensão digital (ou sinais) que detectam o nível de líquido dentro dos tanques de armazenamento. Estes indicadores vêm principalmente na forma de circuitos eletrônicos que são fixados nas paredes do recipiente em uma certa altura e indicam o máximo e o mínimo dos níveis, através da geração de um feixe de luz ou de um alarme sonoro nos seus painéis de saída. Estes indicadores são ligados por baterias de corrente contínua, que vêm fixadas neles. Em operações industriais, os indicadores eletrônicos são colocados nas duas extremidades, superior e inferior, ou em série nas diferentes alturas dos níveis, o que permite detectar mais de um nível de líquido.

Indicadores eletrônicos flutuantes

Os indicadores eletrônicos flutuantes funcionam flutuando sobre a superfície do líquido e sentindo sua própria altura em relação à altura do tanque. Eles são, geralmente, mecanismos elétricos encapsulados (selados), com uma série de sensores magnéticos que mudam de estado com o aumento ou diminuição do nível de líquido. Muitos desses indicadores executam suas operações de maneira contínua. Isto está em contraste com os indicadores fixos, que a operação ocorre de maneira discreta.

Indicadores submersos

Os indicadores submersos executam suas operações de sensoriamento ficando no fundo dos tanques. Eles são os mais avançados e operam tanto com a pressão do líquido como com os mecanismos de transmissão de ondas ultrassônicas. Esses indicadores trabalham como dispositivos de transmissão de pressão que mantem a medição das mudanças da pressão do líquido e interpretam com respeito a altura no interior do tanque. Ao contrário, os transmissores de ondas ultrassônicas contínuas produzem sobre 2,000 (KHz), enquanto está submerso no fundo do tanque. O som é refletido de volta para o transmissor após a mudança do meio (líquido para ar) ser detectada, e o transmissor calcula o tempo que as ondas sonoras levaram para refletir, interpretando a distância e a altura do nível do líquido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível