O que indicam pontos brancos em uma cintilografia óssea?

Escrito por ann murray | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que indicam pontos brancos em uma cintilografia óssea?
Pontos brancos em uma cintilografia óssea podem indicar várias doenças (bone 3 image by chrisharvey from Fotolia.com)

A cintilografia óssea é um exame usado para encontrar áreas de metabolismo variado nos ossos (aumento ou diminuição) — o metabolismo ósseo é o processo de morte e substituição das células do tecido dos ossos. Esses exames são imagens nucleares utilizadas para rastrear e diagnosticar a várias doenças, também podendo ser chamados de cintigrafias ou imagiologia músculo-esquelética. Pontos brancos indicam um metabolismo inadequado e podem resultar de inúmeras doenças.

Outras pessoas estão lendo

Por que é realizada

De acordo com o Arizona Health Science Center, os médicos pedem cintilografias ósseas por causa de inúmeros problemas e reclamações, incluindo doença de Paget, câncer nos ossos, câncer que sofreu (ou pode ter sofrido) metástase, infecções nas articulações, substituições de articulações e dores inexplicáveis nos ossos. Se os pontos brancos surgirem nos exames, pode ser o sinal de uma dessas doenças.

Procedimento

Antes de uma cintilografia óssea, o médico injeta um material radioativo (marcador) no paciente, que circulará pelo corpo e será identificado pela câmera. Os padrões de como o material radioativo se reúne nos ossos podem indicar várias doenças ou lesões diferentes. Em uma pessoa saudável, o material se dispersará uniformemente pelo corpo e, se houver algum problema, ele se acumulará nesse local, mostrando pontos brancos, segundo o site Health and Age.

O que os pontos brancos revelam

Se o exame mostrar pontos brancos, isso significa que os ossos não estão metabolizando adequadamente, o que pode indicar um tumor, fratura, infecção, problemas de metabolismo ou câncer que sofreu metástase até os ossos a partir de um tumor que começou em outro local, segundo a Mayo Clinic.

Resultados

Segundo a Mayo Clinic, embora a cintilografia óssea seja muito eficiente em encontrar os locais dos problemas (indicados pelos pontos brancos), frequentemente não é possível determinar as causas sem testes adicionais ou sem o histórico médico completo do paciente. A cintilografia que revela pontos brancos geralmente fará com que o médico peça mais testes de imagens, incluindo uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Também é possível a realização de uma biópsia para testar se o problema é câncer.

Perigos

Apesar de a injeção de radiação soar alarmante, a cintilografia óssea é muito segura, de acordo com os médicos do Arizona Health Center. A radiação existente é muito baixa e é facilmente metabolizada pelo corpo nos dias seguintes ao procedimento e, mesmo que o material se acumule nos ossos, indicando um problema, ainda assim se dissipará, eventualmente. No entanto, há riscos para gestantes, que não devem se submeter ao procedimento, a menos que os riscos de não fazê-lo superem os riscos para o feto. O material radioativo pode causar defeitos de nascimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível