Como fazer um infográfico

Escrito por chris hoke | Traduzido por juscelino dorneles aleixo filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um infográfico
Infográficos passa informações de maneira mais rápida que blocos de texto (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Se você está lutando para transmitir uma ideia ou informação complexa para os seus leitores, você pode usar um infográfico. Um infográfico, abreviação de "gráfico com informação," é uma imagem projetada para exibir fatos, estatísticas e outros tipos de informações através do uso de elementos visuais. Ao usar elementos visuais, como gráficos e tabelas, você pode quebrar idéias complexas para poderem ser compreendidas pela maioria dos leitores. Infográficos são encontrados na internet, bem como em jornais e revistas. Existem algumas características que muitos infográficos de sucesso compartilham, e você pode usar essas mesmas características para criar seus próprios infográficos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Projete um infográfico usando uma estética simples e de bom gosto. Um infográfico que não é visualmente agradável não vai manter a atenção do espectador o tempo suficiente para transmitir as informações que você está apresentando, e um design feio pode repelir imediatamente os espectadores. Mude o fundo para separar diferentes áreas do infográfico como um indício sutil de que o assunto está mudando, assim como a forma como o filme muda a música de fundo para indicar uma nova cena. Mantenha seus quadros e gráficos organizados e fáceis de ler.

  2. 2

    Incorpore cores em seu infográfico para fazer os elementos visuais se destacarem. Use um esquema de cores que ajude a complementar a informação importante em destaque. Evite cores brilhantes ou berrantes, bem como esquemas com tons de cinza e malva. Use uma ferramenta on-line para escolher as cores complementares e contrastantes.

  3. 3

    Escreva textos concisos que foque em responder a uma pergunta. Uma parede de texto será pulada pelos espectadores, então mantenha o texto curto e cativante. Quebre vários blocos de texto necessário com desenhos, divisórias, e outros elementos visuais. O ponto de um infográfico é transmitir idéias rapidamente, não faça seu publico ler longos trechos de texto quando um gráfico ou pequena lista pode transmitir a mesma informação.

  4. 4

    Revise seu infográfico para verificar erros de ortografia e matemática. Os leitores tendem a desconfiar de um gráfico de pizza onde as percentagens referidas somam mais de 100%. Verifique se há erros de ortografia, copiando o texto em um processador de texto e execute o recurso de verificação ortográfica. Verifique novamente toda a matemática usando uma calculadora.

  5. 5

    Verifique as informações e a lista de referências. Os dados são o ponto principal do seu infográfico e é apenas tão bom quanto os estudos utilizados para apoiá-los. Nunca inclua informações que não foram encontrados por meio de uma fonte respeitável, como uma revista científica ou de um estudo ou pesquisa independente. Se houver qualquer dúvida sobre a integridade dos dados, não os utilize. Liste suas referências na parte inferior do infográfico em um tipo de letra legível e inclua a URL (link da pagina da internet) para as referências on-line.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível