Mais
×

Informações sobre a dentição de um filhote de buldogue inglês

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os buldogues ingleses, assim como outros filhotes, desenvolvem a dentição à medida que crescem, e os dentes adultos começam a surgir. Geralmente, os comportamentos de morder e roer, associados ao crescimento dos dentes, tornam-se um problema para os donos. Ninguém quer ver seu amado animal de estimação com dor, nem que eles mastiguem tudo à sua volta. Existem vários truques que ajudarão essas pessoas a tratarem os hábitos decorrentes do crescimento da dentição.

Os buldogues ingleses experienciam a dentição dos 5 meses até 1 ano de idade (Image by Flickr.com, courtesy of Jesse CourteManche)

Idade

Os filhotes da raça em questão começam a ter dentes com 4 a 5 meses de idade. Os comportamentos advindos do crescimento dentário duram até que os dentes adultos tenham se desenvolvido completamente, o que ocorre por volta de 1 ano de idade.

Comportamento

Durante o crescimento dos dentes, esses filhotes tendem a roer e mastigar qualquer coisa. Isso pode ser perigoso, caso eles achem coisas tóxicas ou que possam machucá-los, como a mobília, a menos que seus donos lhes proporcionem alternativas. Eles também podem tentar mordiscar pés e mãos.

Dores

Enquanto seus dentes estão crescendo, os buldogues ingleses sentem dores, especialmente nas gengivas. Algumas vezes, sangramentos podem acontecer ao redor delas, mas não são um problema, a menos que eles não parem ou sejam excessivos. Quando estiver com dúvida, consulte um veterinário.

Cubos de gelo

Dar guloseimas geladas aos filhotes ajuda diretamente nos comportamentos de morder, transformando-os em algo produtivo, além de o gelo ajudar a aliviar as dores das gengivas. Dentre os petiscos gelados e caseiros, estão: sopa de frango congelada em cubos, cenouras molhadas e congeladas e um pano limpo úmido congelado.

Casinha

Para evitar que os filhotes destruam coisas enquanto você estiver fora de casa, prenda-o. Providencie a seu buldogue inglês um brinquedo cheio de creme de amendoim ou queijo, permitindo que ele roa com segurança dentro de sua casinha.

Tratamento para pequenas mordidas

Para filhotes que mordiscam mãos e pés, é importante conter esse comportamento desde cedo. Ensine-os a reconhecerem o comando "brinquedo", dizendo-o toda vez que você der o tal brinquedo de morder. Quando as mordiscadas começarem, tire as mãos do alcance do animal e diga "brinquedo", ensinando-o a procurar seus brinquedos mastigáveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article