Informações sobre o Learjet 35A

Escrito por carolyn green | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre o Learjet 35A
O Learjet 35A é um modelo muito popular de avião a jato privado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O Learjet, que foi apresentado em 1963 por Bill Lear, foi o primeiro jato executivo do mundo. O modelo 35A foi lançado em 1976, e era uma versão melhorada do modelo 35. A aviônica foi completamente redesenhada em relação aos modelos anteriores, fornecendo aos pilotos um painel de controle organizado. Mais de 600 exemplares do Learjet 35A foram produzidos. Ele é popular como jato privado por atender às exigências de ruído em aeroportos do FAR (Federal Aviation Regulation, Regulamento Federal de Aviação dos Estados Unidos) part 36. A Learjet passou a ser uma subsidiária da Bombardier em 1990.

Outras pessoas estão lendo

Características

O Learjet 35A, também conhecido como o Bombardier Learjet 35A, pertence ao segmento dos jatos leves corporativos, e é conhecido por seu alcance de vôo relativamente longo, de 2.789 milhas náuticas, o equivalente a 5.165 quilômetros, fazendo com que ele seja muito usado para uso privado. Ele utiliza dois motores Honeywell, que fornecem 3.500 lbf de empuxo, o equivalente a 15,6 KN, permitindo que ele decole ao nível do mar utilizando 1.515 metros de pista em seu peso máximo de decolagem, de 8.300 kg. Os componentes dos motores Honeywell são usados em jatos de maior desempenho, e os componentes da turbina são originários do DC-10. Os compressores de pressão do modelo 35A são provenientes dos motores Garrett série 660, que são usados no 747.

Desempenho

A distância mínima para pouso do Learjet 35A é de 780 metros. Seu baixo consumo de combustível torna a viagem nele uma opção de alto custo-benefício. O consumo de combustível é de 745 litros por hora, e seus tanques possuem capacidade total de 3.524 litros. O combustível é abastecido em terra, através dos tanques localizados nas pontas das asas. A velocidade de cruseiro do Learjet 35A é de 451 nós, o equivalente a 835 km/h, e seu teto operacional certificado é de 45.000 pés, o equivalente a 13.700 metros.

Cabine

Apenas um máximo de oito passageiros podem viajar no Learjet 35A, com um deles no jump-seat, que é um assento que fica na cabine de comando, geralmente ocupado por um tripulante. Além disso, também comporta dois tripulantes, comandante e copiloto. O seu interior mede 3,65 m de comprimento, 1,49 m de largura e 1,32 m de altura. A porta de entrada mede 91,4 cm de largura por 1,27 m de altura. O espaço para bagagens mede 1,13 m³, o equivalente a oito maletas de tamanho normal. O volume total da cabine é de 7,58 m³.

Militar

A versão militar do Learjet 35A é conhecida como C-21A Learjet, de acordo com o site Global Security. Ele fornece espaço para oito passageiros, pode ser usado para carga e é capaz de transportar macas e equipamentos de primeiros socorros durante resgates médicos. Ele possui espaço para dois tripulantes, e pode ser voado completamente a partir de qualquer um dos assentos do cockpit.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível