Qual o ingrediente ativo na loção de permanente

Escrito por carla boulianne | Traduzido por priscila pedroso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
O ingrediente ativo é usado em loções permanentes que servem tanto para alisamento como para ondulação dos cabelos (Mary Vogt@morgueFile, Caroline Tran@Flickr, Amy n Rob@Flickr, Anita Patterson@morgueFile, Kenny Corbin@Flickr)

O ingrediente ativo em loção para permanente, seja para ondulação ou alisamento, é uma substância química chamada de tioglicolato de amônio. Tioglicolato de amônio é um sal de amônia de ácido tioglicólico. As embalagens da solução permanente também classificam o ingrediente como ácido tioglicólico de amônia. Este artigo aborda os produtos químicos, suas características e os riscos do uso do ingrediente ativo das loções permanentes e alisadores de cabelo, além de dicas para uma aplicação segura.

Outras pessoas estão lendo

Características

Tioglicolato de amônio é um líquido incolor com um forte odor de amônia. Se utilizado com outros tipos de ingredientes, a solução pode deixar de ser transparente.

Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
A loção é incolor e possui um odor forte

Função

Tioglicolato de amônia altera permanentemente a estrutura do cabelo. Cabelos tratados permanecem ondulados ou lisos, dependendo da técnica de aplicação, até o crescimento do cabelo que depois irá exigir um retoque na ondulação ou no alisamento.

Uma postagem na rede MadSci de Dan Berger, um membro do corpo docente do Departamento de Química da Bluffton College, discute os componentes químicos dos permanentes. O cabelo é composto principalmente por uma proteína chamada queratina. A queratina contém uma grande proporção do aminoácido cisteína. O cabelo tem essa forma a partir da ligação do dissulfeto entre cadeias de proteínas. Estas ligações de dissulfureto formam-se entre átomos de enxofre encontrados nas moléculas de cisteína.

As loções que contêm tioglicolato rompem as pontes de dissulfeto das proteínas do cabelo. Os cabeleireiros modelam o cabelo com baby-liss ou alisam usando chapinhas. Os neutralizantes permanentes contendo peróxido de hidrogênio formam novas pontes de dissulfeto, deixando os cabelos cacheados ou lisos, dependendo da técnica de aplicação.

Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
O uso da loção altera a estrutura do cabelo, e normalmente vão exigir um retoque após o crescimento dos cabelos

Advertência

Os índices de segurança (MSDS) para utilização do ácido tioglicólico amônio lista os potenciais perigos de inalação, ingestão e contato com a pele. Tioglicolato se torna "tóxico se ingerido", irrita os olhos e causa reação alérgica em alguns usuários. O uso prolongado ou repetido pode levar à sensibilização da pele e à feridas. O MSDS afirma que três agências (NTP, IARC, e OSHA) não listam o tioglicolato como agente causador de câncer.

O ingrediente ativo em loção permanente, tioglicolato de amônia, não é biodegradável e prejudica a água. O frasco de loção permanente deve estar completamente vazio antes de ser depositado no lixo. Evite lavar os cabelos de forma que contaminem a superfície da água ou do solo.

Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
Tenha cuidado com o contato da loção na pele

Prevenção e solução

Use luvas quando trabalhar com tioglicolato, o ingrediente ativo da loção permanente ajuda a prevenir a irritação e sensibilização da pele por exposição repetida. Não use loção permanente em uma pessoa que demonstra sinais de sensibilidade, como irritação no couro cabeludo. Nunca reutilize toalhas para enxugar o excesso de loção, evitando que a loção atinja acidentalmente os olhos de uma pessoa.

Minimize o contato com o couro cabeludo durante a aplicação. Retire toda a loção do cabelo com água quente assim que perceber que o loção aderiu completamente nos fios.

Se a loção atingir a sua pele durante a aplicação, lave imediatamente a pele com água e sabão. Se caírem gotas no couro cabeludo, limpe-as.

Lave os olhos durante dez minutos com água fria, caso a loção atinja os olhos. Consulte o seu médico para maiores orientações.

Aplique a loção em uma área que tenha uma boa circulação de ar. Abra as janelas para ventilar espaços pequenos, como banheiros. Caso sinta irritação pelo uso do tioglicolato de amônio, saia do ambiente para tomar um ar fresco. O tioglicolato de amônio é tóxico. Não induza ao vômito. Enxague a boca com água e cuspa. Em seguida, beba uns copos de água e procure assistência médica imediatamente.

Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
Aplique a solução em locais ventilados

Considerações

Loção permanente e fórmulas de alisamento contendo tioglicolato de amônia não são compatíveis com tratamento de cabelos relaxantes à base de soda cáustica. Existem formulações especiais da loção para cabelos altamente danificados ​​pelo uso de química.

Para melhores resultados, os clientes do salão de beleza não devem lavar os cabelos por 48 horas após tratamentos de ondulação ou alisamento realizados com loções contendo tioglicolato de amônio.

Qual o ingrediente ativo na loção de permanente
Para melhores resultados não é recomendado lavar os cabelos até 48 depois da aplicação

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível