Como inserir um SWF externo numa animação Flash AS3

Escrito por william harrel | Traduzido por cezar rosa
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Como inserir um SWF externo numa animação Flash AS3
Use o UILoader para inserir animações SWF externas (old movie film onwhite background image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

Uma forma eficiente de gerenciar o tamanho de animações Flash é inserir animações SWF (Small Web Format) dentro de outras animações. Arquivos SWF externos (conhecidos como filhos, do inglês "child") são carregados por animações "pais" através de componentes, como o UILoader. Nas animações criadas para utilizar o ActionScript 3.0 (AS3), a linguagem de script interna do Flash, você pode posicionar o componente onde quiser na linha do tempo, e então carregar animações SWF externas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Adobe Flash CS3 ou superior

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Instruções

  1. 1

    Abra o Flash e carregue um arquivo FLA ActionScript 3.0 existente, ou crie um novo.

  2. 2

    Vá até o frame no painel da linha do tempo onde você quer inserir sua animação. Clique com o botão direito do mouse no frame e escolha "Insert Keyframe".

  3. 3

    Clique em "Window" no menu e selecione "Components".

  4. 4

    Arraste o componente "UILoader" na cena.

  5. 5

    Clique em "Window" e selecione "Components Inspector".

  6. 6

    Selecione a instância do UILoader na cena. Altere o valor "scaleContent" na coluna dos parâmetros para "false" (clique no menu suspenso e selecione). Isso diz ao Flash para deixar o SWF externo configurar o tamanho do UILoader.

  7. 7

    Arraste o componente até a posição desejada na cena, ou use os campos "X" e "Y" na seção "Position and Size" do painel de propriedades para posicioná-lo precisamente. As coordenadas correspondem ao canto superior esquerdo do componente.

  8. 8

    Clique no campo "value" do lado direito de "source" no "Component Inspector" e digite o caminho do arquivo de animação externo. Por exemplo, se o arquivo externo está no diretório chamado "flash", o caminho seria "/flash/nomedoarquivo.swf".

  9. 9

    Teste sua animação. Se o caminho estiver correto, o SWF externo deve ser carregado e executado.

Dicas & Advertências

  • Você pode criar várias instâncias UILoader e carregar diversas animações SWF na mesma cena, sem escrever qualquer script.
  • Você pode carregar animações externas no UILoader através do clique em um botão de forma simples; basta criar um evento ActionScript que avança a animação ao frame em que o UILoader está posicionado.
  • Ao enviar sua animação para o servidor, certifique-se de que os caminhos dos arquivos estão corretos. Por exemplo, se suas animações estão num subdiretório do seu computador, eles devem estar no mesmo subdiretório no servidor, do contrário não serão carregados.
  • É importante enviar todos os arquivos, inclusive arquivos SWF externos, para que todos estejam disponíveis para sua animação.

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