on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como inserir um travessão

Atualizado em 17 abril, 2017

Três tipos comuns de traços são o hífen, o traço médio e o travessão. Um traço comum é chamado de hífen e é usado em palavras hifenizadas (ex-diretor). O traço médio mostra uma variação entre números, como em "o pacote vai chegar em 1–2 semanas". O travessão indica uma pausa no discurso ou no pensamento, como na frase: "Eu gostaria de duas — não, três — bolas de sorvete". Quando precisar inserir um travessão no texto, há diversos jeitos de fazê-lo. Estes exemplos se aplicam ao Microsoft Word, mas os passos são similares em outros programas de processamento de texto.

Instruções

Há diversas maneiras de inserir um travessão no seu texto (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Você pode inserir o travessão como um símbolo. No Microsoft Word, coloque o cursor onde quer o travessão. Selecione "Inserir" e, depois, "Símbolo" nos comandos do menu superior. Uma pequena janela se abrirá, mostrando os símbolos usados recentemente. Se o travessão não aparecer, clique em "Mais símbolos" e selecione a aba intitulada "Caracteres especiais". Escolha "Travessão" na lista de caracteres. Note que um atalho de teclado para o travessão também aparecerá.

    Loading...
  2. Você também pode usar um atalho de teclado para inserir o travessão. Coloque seu cursor onde quer inseri-lo. Use o atalho de teclado que viu quando usou o menu de símbolos no Passo 1. Por exemplo, se o menu diz que o atalho é "Alt+Ctrl+Num-", deve-se segurar as teclas "Alt" e "Ctrl" enquanto pressiona a tecla menos no teclado numérico (a área mais à direita do seu teclado). Alguns laptops e teclados menores sem teclado numérico terão atalhos diferentes. Use o menu de ajuda ou o de símbolos para determinar o atalho que funciona para o seu sistema.

  3. Também é possível inserir um travessão automaticamente enquanto você digita. Primeiro, habilite a formatação automática abrindo "Opções do Word", ativando as "Opções de Autocorreção" e selecionando a caixa "Hífens (--) por traço (—)". Essas opções variam de acordo com sua versão do Word, então use o menu "Ajuda" se precisar de assistência adicional. Agora, quando digitar dois hífens em seguida, o Word vai transformá-los automaticamente eu um travessão.

Loading...

Dicas

  • Para lembrar-se da diferença entre um traço médio e um travessão, olhe para o teclado do seu computador. O traço médio é do comprimento de um "n"; o travessão é mais longo, do tamanho de um "m".
  • O padrão da indústria atualmente é o de evitar espaços em ambos os lados do travessão. O guia de estilo da sua empresa ou sua preferência individual pode levá-lo a adicionar espaços. Escolha uma opção e seja consistente ao longo do seu documento.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...