Mais
×

Como instalar uma antena parabólica e receptor

Atualizado em 17 abril, 2017

Instalar uma antena parabólica e um receptor é mais fácil do que se pensa. Muitas empresas preferem alugar seus equipamentos e cobrar uma taxa pelo serviço de instalação. No entanto, os sistemas de satélites modernos podem ser instalados com algumas ferramentas e os equipamentos que podem ser comprados em fabricantes tradicionais. Embora alguns aficionados por eletrônica possam querer construir seus próprios sistemas, recomenda-se que sejam comprados em lojas de eletrônicos. Quaisquer sistemas ou kits de fabricação própria seria financeiramente inviável, dado o baixo custo de aquisição de um sistema que é basicamente plug-and-play.

Instruções

Antena parabólica (Satellite dish image by Scrivener from Fotolia.com)
  1. Encontre um local em seu quintal ou em sua casa onde possa ter uma visão clara do satélite. Para isso, você precisará descobrir o azimute magnético (ângulo formado por uma direção com o norte magnético) e a elevação que estiver procurando para seu provedor de satélite. Com o auxílio da bússola, localize um local que esteja livre de prédios, árvores e outras estruturas, pois podem interferir ou bloquear completamente o sinal do satélite.

  2. Escolha como deseja montar sua antena. Se o local escolhido for próximo à sua casa, será possível montá-la na lateral da casa ou no telhado. Porém, é preferível na lateral, pois no telhado é mais difícil de proteger contra vazamentos. Se escolher montá-la no quintal, você poderá comprar um poste de aproximadamente 1,5 m de comprimento para utilizar como um mastro para instalá-la. O poste poderá ser fixado em um buraco de aproximadamente 50 cm a 60 cm de profundidade e utilizando concreto.

  3. Certifique-se de que o sistema de montagem utilizado esteja no nível. Com o auxilio de um nível magnético, verifique os quatro lados da coluna e certifique-se de que esteja tudo correto. Se precisar, faça os ajustes neste momento. Se não o fizer, será muito mais difícil ajustar a antena parabólica posteriormente.

  4. Monte a antena parabólica anexando o elemento de fixação do LNB para trás. Alinhe os quatro furos no centro e fixe com os parafusos, porcas e arruelas fornecidos com o equipamento original do fabricante. Utilizando uma chave definida ou um conjunto de catraca, selecione a elevação da antena conforme o indicado pelo provedor e fixe-a no lugar.

  5. Conecte o cabo coaxial RG-6 na parte de trás do receptor onde estiver marcado "LNB" e na antena. Faça o roteamento do cabo através da montagem do elemento e conecte no LNB. Fixe o elemento LNB na montagem e prenda o cabo RG-6 na estrutura com os laços com fecho de correr, criando uma "malha de gotejamento", permitindo que a água da chuva caia para fora do cabo ao invés de escorrer para o LNB.

  6. Prenda o fio de aterramento no suporte de montagem e estique até o bloco de aterramento fornecido pelo fabricante do equipamento. O bloco dever ser conectado ao cabo coaxial e este, na haste de aterramento, permitindo que qualquer raio seja direcionado para o chão em vez de para o receptor dentro de casa.

  7. Aponte a antena para o local aproximado do azimute magnético indicado pelo provedor de satélite e sua bússola a fim de ter um ponto de partida para ajustar sua antena. Ligue sua TV e navegue pelo menu do receptor para o processo de instalação. Você encontrará uma operação que permitirá ver a força do sinal na sua TV. Ajuste a antena da mesma forma, usando incrementos de 0,5 cm. Mova-a para esquerda e para a direita para obter o sinal mais alto possível e, em seguida, ajuste a elevação para cima e para baixo. Uma vez alcançado o sinal mais alto possível, aperte todos os parafusos. Chame um técnico de TV via satélite para fazer a programação ou use o canal de varredura do seu sistema, se desejar assistir a canais abertos.

Dicas

  • Verifique todos os seus azimutes e ângulos de elevação duas vezes antes de instalar a antena.
  • Lembre-se de que as árvores sem folhas no inverno terão folhas no verão -- evite-as.
  • Se instalar sua antena sobre uma árvore, lembre-se de que elas podem crescer de 30 cm a 60 cm por ano, portanto, faça um planejamento pensando nisso.

Aviso

  • Sempre ligue o LNB antes de ligar o sistema para evitar possíveis danos de baixa tensão.
  • Sempre utilize o equipamento de segurança como óculos, luvas, etc. A segurança deve vir em primeiro lugar.

O que você precisa

  • Televisão
  • Bússola
  • Cabo coaxial RG-6
  • Haste de aterramento
  • Cabo de aterramento
  • Laços com fecho de correr
  • Montagem da antena parabólica
  • Montagem do elemento LNB
  • Conjunto de chave ou catraca
  • Selante de silicone ou equivalente RTV
  • Nível magnético
  • Poste para tela metálica de 1,5 (opcional)
  • Concreto (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article