Como instalar um equalizador de áudio para carro

Escrito por david medairos | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como instalar um equalizador de áudio para carro
Configure o seu EQ para tirar o máximo proveito de seu sistema de som (equalizer image by Gudellaphoto from Fotolia.com)

EQ é abreviação para equalização. Equalizadores são utilizados para equilibrar e corrigir a faixa de frequência de um determinado som. Você pode estar familiarizado com as configurações graves, médios e agudos em muitos produtos eletrônicos de consumo e aparelhos de som, que são os EQs mais básicos. EQs mais avançados incorporam mais controles, como a largura de banda (também conhecido como a Q), e também oferece filtros de passagem alto e baixo. Embora a terminologia pode ser confusa no início, o processo básico de equalização é muito simples. Em dispositivos de áudio automobilístico, geralmente há três tipos de EQs: EQ de software, construído para a unidade principal; EQ de hardware, instalado entre a unidade principal e o amplificador e o EQ de passagem passe alto / baixo instalado no próprio amplificador. Saber como trabalhar com cada tipo melhorará muito a sua experiência de ouvir e ajudar a tirar o máximo proveito de seu sistema de som.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    EQ da unidade principal

  1. 1

    Leia o manual de usuário que acompanha a unidade principal. Enquanto as funções de equalização são as mesmas, não importando o tipo de equipamento que você tem, cada fabricante pode escolher nomes diferentes para cada função. Uma unidade de cabeça pode ter controles rotulados como "Grave", "Médio" e "Alto". Outra marca pode usar "graves" e "agudos". Familiarize-se com os menus e idioma de sua unidade principal.

  2. 2

    Defina todos os níveis de equalização para zero ou para as configurações iniciais. Desligue todos as funções pré-definidas e incrementadores de graves. Coloque o seu CD favorito em um volume médio e permita que seus ouvidos se adaptem ao som.

  3. 3

    Ajuste os graves de acordo à sua preferência. Aumente ou diminua a quantidade de graves para agregar plenitude ao som e observe atentamente qualquer distorção em seus falantes. Se você tiver frequências selecionáveis​​, tente as próximas a 80Hz (Hertz).

  4. 4

    Ajuste os agudos de acordo à sua preferência. Frequências altas dão clareza ao som. Observe qualquer aspereza que possa estar aumentada nessa configuração. Se você tiver frequências selecionáveis​​, tente as frequências próximas a 12 kHz (Quilohertz).

  5. 5

    Ajuste a configuração dos médios. Eles podem afetar o som global da música mais do que qualquer outra faixa de frequência. Muitos sistemas estéreos têm curvas EQ pré-definidas que removem os médios. Ao remover as frequências de gama média, é possível fazer com os graves e agudos se torne mais perceptível, mas também poderá reduzir o volume total produzido por seu sistema. Ouça muitos CDs diferentes enquanto ajusta os médios.

    EQ aftermarket

  1. 1

    Defina todos os controles deslizantes e botões para a posição zero ou inicial.

  2. 2

    Ajuste as definições de graves. Em um EQ aftermarket, vários botões ou controles deslizantes correspondem a frequências de graves a agudos e da esquerda para a direita. Comece no lado esquerdo e siga lentamente através de botão de cada frequência ou botão deslizante e ouça a frequência mais agradável ao escutar a músicas conhecidas. Busque frequências entre 60 Hz e 100 Hz para obter melhores resultados.

  3. 3

    Mova-se para o lado direito do EQ e ajuste as altas frequências à sua preferência. Busque frequências entre 8 kHz e 16 kHz para ter agudos mais agradáveis ​​enquanto escuta à música.

  4. 4

    Ajuste as frequências médias. Busque frequências entre 800 Hz e 5 kHz e ajuste à sua preferência enquanto escuta à música.

    EQ do amplicador

  1. 1

    Leia o manual do usuário de seu amplificador aftermarket e familiarize-se com os recursos de equalização oferecidos. Se você estiver ampliando auto-falantes de gama completa, deixe as configurações EQ zeradas e se concentre na EQ de sua unidade principal. Se você estiver ampliando sub-woofers, encontre o botão de passe baixo. Ele deverá ser identificado como tal ou pode ser representado por uma pequena linha reta com uma segunda linha inclinada para baixo, no lado direito.

  2. 2

    Toque uma música de sua preferência e ajuste o filtro de graves para que apenas a frequência mais grave soe como bumbo e contrabaixo ouvidos através do subwoofer. Se o filtro de graves tiver frequências selecionáveis​​, tente escolher uma configuração próxima a 80 Hz para obter melhores resultados e também para a proteção de seus alto-falantes.

  3. 3

    Sente-se no banco do motorista e ouça vários CDs diferentes e em diferentes níveis de volume. Certifique-se de que a sua música soe natural e agradável em volumes baixo, médio e alto. Note qualquer distorção em seus auto-falantes. Volte e faça pequenos ajustes em suas configurações até que seu som estéreo pareça ser o mais consistente possível de música para música.

Dicas & Advertências

  • Não há nenhuma maneira absolutamente certa ou errada de equalizar. Estes métodos são geralmente aceitos e as frequências que geralmente produzem os melhores resultados. No entanto, o gosto pela música e volume de audição é diferente para cada pessoa e cada amplificador estéreo terá um som diferente. Faça os ajustes do som certo para você, mesmo que contradigam as sugestões oferecidas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível